Um turismo mais sustentável, resiliente e inclusivo – 3º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável, realizado em Salvador, de 13 a 15 de setembro, deixa um legado de aprendizado e responsabilidade social. A iniciativa do Consulado Geral da França em Recife e do Senac Bahia propiciou a construção coletiva do plano de trabalho 2023/2026, enfrentando os desafios da área e fortalecendo as relações bilaterais entre Brasil e França.
Com o apoio do Governo do Estado da Bahia, da Embratur, da Atout France, do Consórcio Nordeste, do grupo Accor, das Alianças Francesas do Nordeste, o evento permitiu a conexão entre profissionais por meio de palestras, grupos de estudos e visitas a campo. O conselheiro de cooperação e ação cultural (da Embaixada da França) no Brasil, Fraçois Legué, reforçou a potência da união dos dois países, “estou convencido de que o Brasil e a França têm muito mais a compartilhar, estamos aqui então para fortalecer os projetos já existentes e traçar juntos novas estratégias para um turismo mais sustentável”.
A diretora do Senac Bahia, Marina Almeida, mencionou o compromisso da instituição em formar para o mundo do trabalho e ressaltou a importância do segmento. “Consideramos o turismo um pilar essencial para o desenvolvimento econômico do nosso estado, por ser um grande propulsor da inclusão social produtiva, além de contribuir para a geração de emprego e renda”, disse.
A chefe de gabinete da SETUR (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia), Guilliana Brito, pautou sua fala em enaltecer o trabalho turístico realizado em todo o Estado, “o 3º encontro Franco-Brasileiro é a oportunidade de dialogar e fortalecer as relações bilaterais entre França e Brasil, e, sobretudo, do fomento do turismo atrelado à preservação do meio ambiente”.
Entre os temas debatidos estiveram: a inovação no turismo sustentável, gestão territorial, educação para o turismo, formação profissional no setor, patrimônio e gastronomia. Foram citados também os cases de sucesso, como é o caso do Hotel Barreira Roxa, no Rio Grande do Norte, do Restaurante Escola Casa do Comércio, em Salvador – que possuem selos de certificação sustentável.
Na junção do acarajé e do croissant, a agenda do Encontro reuniu – durante os três dias, no coração do centro histórico da capital baiana – profissionais, estudantes, autoridades e representantes do turismo imbuídos na criação de novos projetos de cooperação na área do turismo sustentável.
Tags:
Voltar