A Prefeitura de Salvador certificou, junto ao Senac Bahia, 752 participantes do programa Sempre Qualifica, iniciativa que oferece capacitação e formação profissional para indivíduos e famílias em condição de vulnerabilidade social na capital baiana. Os certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes foram entregues nesta segunda-feira (8) pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, durante evento na Casa Pia de São Joaquim, na Calçada.
O Sempre Qualifica tem como público prioritário mães de crianças e adolescentes com deficiência, indivíduos atendidos nos serviços socioassistenciais, desempregados, pessoas em situação de rua, usuários dos Restaurantes Populares e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
A ação conta com parceria do Senai e do Senac e oferta mais de 30 cursos em diferentes modalidades como mecânico de motocicleta, pizzaiolo, pintor, pedreiro, confeitaria básica, informática, dentre outros. Os participantes, inclusive, recebem passagem para assistir às aulas.
“Essa ação visa não apenas qualificar a população para o mercado de trabalho, como também estimula o empreendedorismo. Os concluintes recebem kits com itens para iniciar as atividades e, assim, ter mais autonomia para ganhar o próprio sustento”, explicou o prefeito Bruno Reis.
Paralelo à formação profissional, os assistidos contam também com o suporte da Sempre para acompanhamento socioassistencial, além de encaminhamento para o mercado de trabalho através da intermediação de mão de obra, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec).
Moradora de Ilha de Maré, Patrícia Freitas, 26 anos, concluiu o curso de design de sobrancelhas e conta que a capacitação já rendeu frutos. “Já atuo nessa área de estética, mas faltava aprender sobre design de sobrancelha. Em dezembro passado eu havia concluído a capacitação e, como o período possui grande demanda, pude ganhar bastante dinheiro”, disse ela.
Cleonice dos Santos, 35 anos, fez curso de salgados industriais após ser referenciada pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) situado em Coutos. “Estou investindo em mim mesma, para ter mais conhecimento. Pretendo me inscrever de novo em outras qualificações daqui para frente”, celebrou.
O presidente do Sistema Fecomércio, Kelsor Fernandes, prestigiou a cerimônia de entrega junto as gestoras do Senac, Ana Rita Andrde, Leila Dantas e Silvana Machado.
Tags:
Voltar