Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Vendas

Sobre o curso

Informações

Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos:
• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
• Estimular, por meio de situações de aprendizagem, o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, sustentáveis, atitudes saudável, protagonismo juvenil, social e econômico e colaborativo nos alunos;
• Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
• Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Abastecer o ponto de vendas com mercadorias e produtos
84 horas de duração
  • DIVISA/SVS Nº 16 DE 23/05/2017, Art 32 e 33: Boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação.
  • Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem, cabeçalho e rodapé, leiaute de página.
  • Etiquetação e fixação dos preços nas mercadorias e produtos.
  • Exposição de mercadorias e produtos: formas de arrumação no Ponto de Venda (PDV), horizontal, vertical e em bloco.
  • Ferramentas da qualidade aplicadas nas empresas do comércio: Fluxograma, PDCA, 5W2H, check list de produtos e mercadorias, etc.
  • Lei nº 8078/90 - Código de Defesa do Consumidor: conceitos (consumidor, fornecedor, produtos e serviços), Título I - Capítulos IV e V, Título III - Capítulo III.
  • Métodos de controle do fluxo de estoque: recebimento, armazenagem, primeiro que vence, primeiro que sai – PVPS.
  • Normas regulamentadoras ABNT NBR (NRs 05, 06, 17, 23 e 26): CIPA, Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, ergonomia, proteção contra incêndios e sinalização de segurança.
  • Organização do PDV: categorização das mercadorias, produtos e insumos, limpeza e higienização.
  • Os setores Varejista e Atacadista: conceito, características, estratégias, estrutura e funções.
  • Planilha eletrônica: funções básicas, elaboração, organização e formatação de dados.
  • Prevenção de perdas: Conceito de perdas e quebras, registro de ocorrências, tipos de perdas e quebras e formas de minimizar ocorrências.
  • Produtos perecíveis: conceito, organização e manuseio.
  • Promoção de vendas: definição, características, materiais de pontos de vendas.
  • Visual Merchandising no PDV: definição, atmosfera de compra, técnicas de merchandising, ações promocionais, material de ponto de venda, a experiência do cliente.
Projeto Integrador Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas 1
16 horas de duração
Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico
84 horas de duração
  • Cargos/ocupações/organograma dos envolvidos nas operações de movimentação de carga.
  • Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital.
  • Definição de logística e da cadeia de suprimentos.
  • Desunitilização do recebimento de cargas e unitização (paletização, entre outras formas) para armazenagem.
  • Educação financeira e para o consumo e informações sobre o mercado e o mundo do trabalho.
  • Educação fiscal para o exercício da cidadania.
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos Proteção Coletiva (EPCs): definição, tipos de principais características (NR6).
  • Equipamentos facilitadores das operações logísticas para carga e descarga.
  • Fases do recebimento de equipamentos, materiais e produtos: entrada, conferência qualitativa, quantitativa e regularização.
  • Indicadores de desempenho de recebimento: programado versus realizado.
  • Metodologias de codificação e classificação de equipamentos, materiais e produtos.
  • Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
  • Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe.
  • Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego.
  • Procedimentos de arquivo e protocolo: físico e digital.
  • Procedimentos de devolução: físico e documental.
  • Produção de relatório e interpretação de textos: coesão e coerência textual.
  • Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos.
  • Sistema de informação no controle de entrada e saída de cargas: editor de textos e planilha eletrônica.
  • Sistemas e tipos de etiquetas: código de barras (European Article Numbering – EAN; Uniform Product Code – UPC; Quick Response Code – QRCODE), radio Frequency Identification – RFID, entre outras.
  • Tipos de cargas e Classificação Internacional Maritime Dangerous Goods – IMDG.
  • Tipos de documentos: pedido de compra, nota fiscal, romaneio de carga, ficha de inspeção, ficha de cautela, requisição de materiais.
  • Tipos e funções de embalagens.
Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos
60 horas de duração
  • Cálculo de estoque: mínimo, máximo, ponto de pedido, análise de cálculo do estoque de segurança;
  • Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital;
  • Controle de estoque: sistema de informação, inventário, acurácia, giro e cobertura;
  • Equipamentos para a movimentação de materiais;
  • Estoque: conceito, tipos e classificação de níveis;
  • Ferramentas para controle de estoques: curva ABC e XYZ.
  • Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.
  • Indicadores de desempenho e fatores que afetam o estoque;
  • Limpeza e higienização do ambiente de estoque: procedimentos organizacionais (5S, entre outros);
  • Métodos de controle de estoques: kaban, kardex, Just in Time (JIT), etc;
  • Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho e do ECA;
  • Noções de transporte, movimentação, armazenagem de equipamentos, materiais e produtos;
  • O leiaute na armazenagem: itens de estoque, corredores, portas de acesso, prateleiras, estruturas, características de áreas de risco, tipos de leiaute;
  • Organização do estoque no local de armazenagem: localização, endereçamento de produtos, instalações, leiaute;
  • Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe;
  • Procedimentos e normas de descarte de materiais e produtos;
  • Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos;
  • Segurança do trabalho: normas regulamentadoras ABNT NBR e EPIs e EPCs (NR6 e NR17);
  • Sistema de reendereçamento de estoques;
  • Sistemas de informação no controle de entrada e saída do estoque;
  • Técnicas de armazenagem: definição e características;
  • Tipos de equipamentos utilizados no processo de armazenagem;
  • Tipos e funções de embalagens para estocagem;
Projeto Integrador Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas 2
16 horas de duração
Planejar e organizar ações de venda
48 horas de duração
  • Acessibilidade e diversidade: atendimento inclusivo e cidadão para idosos, crianças, pessoas com deficiência e gestante.
  • Canais de vendas: venda pessoal, mala direta, catálogo, telemarketing, resposta direta, e-commerce e multimídia;
  • Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital (art. 10 - MTE 723/12);
  • Conceitos e importância da logística e do estoque na área comercial;
  • Direitos humanos, com enfoque no respeito à orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política (art. 10 - MTE 723/12);
  • Diversidade cultural brasileira (art. 10 - MTE 723/12);
  • Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem cabeçalho e rodapé, leiaute de página;
  • Estrutura organizacional e suas inter-relações: funções organizacionais e organograma;
  • Funções administrativas: planejamento, direção, organização e controle;
  • Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania (art. 10 - MTE 723/12).
  • Indicadores de desempenho de vendas: conceitos e aplicações;
  • Internet e correio eletrônico: envio e recebimento de e-mail com e sem anexo;
  • Marketing: definição, objetivos, composto de marketing, estratégias;
  • Merchandising: definição, atmosfera de compra, técnicas de merchandising, ações promocionais, material de ponto de venda;
  • Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe (art. 10 - MTE 723/12);
  • Pesquisa de mercado: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise;
  • Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego. Formas de atuação: como prestador de serviços, autônomo e empregado;
  • Planejamento estratégico: conceitos, tipos e metodologias;
  • Planilha eletrônica: funções básicas, elaboração, organização e formatação de dados;
  • Promoção de venda: desconto, bonificação, mercadorias gratuitas, convenções e feiras, brindes/amostras, cupons, pacotes promocionais, cartões fidelidade, promoções combinadas e cruzadas, displays e demonstrações;
  • Prospecção: definição, passos da prospecção: análise do negócio, análise do mercado e segmentação do mercado;
  • Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos (art. 10 - MTE 723/12);
  • Segurança física do trabalhador: ergonomia, saúde física e mental, prevenção de riscos (NR17 e NR05).
  • Stakeholders: conceito e influências;
  • Tipos de venda: atacado e varejo;
Realizar a venda
60 horas de duração
  • Apresentação de mercadorias, produtos e serviços;
  • Classificação, componentes e ciclo de vida de mercadorias, produtos e serviços;
  • Comportamento do consumidor, pessoas física e jurídica: fatores internos (motivação, aprendizagem, percepção, atitudes, personalidade) e fatores externos (família, classe social, grupos de referência, cultura);
  • Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital (art. 10 - MTE 723/12);
  • Comunicação: conceito e elementos;
  • Direitos humanos, com enfoque no respeito à orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política (art. 10 - MTE 723/12);
  • Diversidade cultural brasileira (art. 10 - MTE 723/12);
  • Educação fiscal para o exercício da cidadania (art. 10 - MTE 723/12).
  • Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância;
  • Matemática: grandezas proporcionais, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples e composto, pesos e medidas.
  • Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe (art. 10 - MTE 723/12);
  • Parâmetros da língua padrão: coerência e coesão textual;
  • Público-alvo: definição e elaboração de roteiro de vendas;
  • Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos (art. 10 - MTE 723/12);
  • Técnicas de atendimento ao cliente;
  • Técnicas de negociação;
  • Técnicas de Vendas;
  • Tipos de documentos: pedidos, notas e cupons fiscais, relatórios de perda e de vendas, ficha de cadastro de clientes e Lei nº 8078/90 – Código de Defesa do Consumidor.
Realizar ações de pós-venda
36 horas de duração
  • Cobrança de dívidas.
  • Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital (art. 10 - MTE 723/12).
  • CRM: apresentação e utilização do software.
  • Diversidade cultural brasileira (art. 10 - MTE 723/12).
  • Fidelização: conceito, sistemas, importância.
  • Inventário físico: conceito e procedimentos.
  • Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância.
  • Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe (art. 10 - MTE 723/12).
  • Pesquisa de satisfação de clientes: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise.
  • Pós-venda: conceito e histórico.
  • Procedimentos de troca e devolução.
  • Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos (art. 10 - MTE 723/12).
Projeto Integrador Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas 3
16 horas de duração
Prática Profissional da Aprendizagem em Serviços de Vendas
600 horas de duração
  • Acesso ao Curso

- Ensino Fundamental incompleto 6ª ano
- Idade máxima de 24 anos incompleto.
- Idade mínima: 14 anos

  • Documento Necessário para Matrícula

- Carteira de Trabalho
- Comprovante de escolaridade. (Ensino Fundamental Incompleto)
- Comprovante de residência.
- CPF
- RG.

O Aprendiz em Serviços de Vendas é qualificado para executar atividades de reposição, controle de estoque e vendas de mercadorias, produtos e serviços em empresas do comércio de bens, serviços e turismo e demais setores da economia. Este profissional abastece o ponto de venda, organiza e controla o estoque, bem como planeja e realiza ações de venda e pós-venda de mercadorias, produtos e serviços, em diferentes tipos e segmentos de empresas. Na realização de suas atividades, interage com as equipes dos diversos setores da empresa. O profissional qualificado no Programa de Aprendizagem Profissional Comercial do Senac, além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa com foco em resultados, destaca-se pela atitude saudável e principalmente pelo protagonismo juvenil, social e econômico, que são específicas do programa. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. O curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 5.598/2005 e pela Portaria MTE nº 723/2012, alterada pela Portaria MTE nº 1.005/2013. Destina-se a jovens maiores de quatorze anos e menores de vinte e quatro anos e, no caso de pessoas com deficiência, o limite de idade não se aplica. O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho nas seguintes ocupações: Repositor de Mercadorias, Estoquista e Vendedor, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem - CONAP. Este curso está situado no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento “Comércio”. A seguir, as competências das ocupações que compõem o perfil do aprendiz em Serviços de Vendas: Repositor de Mercadorias: • Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços. • Abastecer o ponto de venda com mercadorias e produtos. Estoquista: • Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico. • Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos. Vendedor: • Planejar e organizar ações de vendas. • Realizar a Venda. • Realizar ações de pós-venda.

Unidades

Posto Avançado Jacobina

R ANTONIO TEIXEIRA SOBRINHO - Estação, Jacobina - BA 44700000

(75) 36040150

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Centro de Educação Profissional III - Aquidabã

Largo do Aquidaban - Baixa dos Sapateiros, Salvador - BA 40025380

(71) 31864000

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Centro de Educação Hoteleira II - Casa do Comércio

Avenida Tancredo Neves - Caminho das Árvores, Salvador - BA 41820021

(71) 31864000

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Centro de Educação Profissional III - Vitória da Conquista

Rua Sifredo Pedral Sampaio - Alto Maron, Vitória da Conquista - BA 45005302

(77) 34292300

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Posto Avançado de Teixeira de Freitas

Rua Antônio Chicon Sobrinho - Centro, Teixeira de Freitas - BA 45985202

(71) 34292300

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Posto Avançado Santo Amaro

Av. VIANA BANDEIRA - Centro, Santo Amaro - BA 44200000

(75) 36040150

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Posto Avançado Paulo Afonso

Rua José de Alencar - Nossa Senhora de Fátima, Paulo Afonso - BA 48601080

(75) 34037300

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Centro de Educação Profissional III - Lauro de Freitas

Rua Bispo Renato Conceição da Cunha - Centro, Lauro de Freitas - BA 42703080

(71) 32833058

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Centro de Educação Profissional III - Feira de Santana

Rua Domingos Barbosa de Araújo - Centro, Feira de Santana - BA 44001216

(75) 36040150

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Extensão do Centro de Educação Profissional III - Feira de Santana

Avenida Professor Fernando São Paulo - Ponto Central, Feira de Santana - BA 44075045

(75) 36033110

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Centro de Educação Profissional II - Camaçari

Rua do Migrante - Centro, Camaçari - BA 42800210

(71) 34540550

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Núcleo de Educação Profissional - Barreiras

Rua Porto Velho - Santo Antônio, Barreiras - BA 47813674

(77) 36119401

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Posto Avançado Ilhéus II

Rua Henrique Devoto - Centro, Ilhéus - BA 45653570

(71) 34292300

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Centro de Educação Profissional III - Casa do Comércio

Avenida Tancredo Neves - Caminho das Árvores, Salvador - BA 41820021

(71) 31864000

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Centro de Educação Profissional II - Alagoinhas

Travessa Manoel Vitorino - Teresópolis, Alagoinhas - BA 48080140

(75) 34037300

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Centro de Educação Profissional Comércio

Rua Miguel Calmon - Comércio, Salvador - BA 40015010

(71) 31864000

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Centro de Educação Profissional II - Santo Antonio de Jesus

Rua Roberto Santos - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA 44572060

(75) 31622750

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Posto Avançado Juazeiro

Rua Marechal Floriano Peixoto - Centro, Juazeiro - BA 48904050

(75) 36040150

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Centro de Educação Hoteleira II - Pelourinho

Largo do Pelourinho - Pelourinho, Salvador - BA 40026280

(71) 33244551

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Posto Avançado Ilhéus

Praça Cairu - Centro, Ilhéus - BA 45653540

(77) 34292300

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Centro de Educação Profissional III - Porto Seguro

Rua dos Cacaueiros - Centro, Porto Seguro - BA 45810000

(73) 31627300

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Centro de Educação Profissional III - Praça da Sé

Rua da Misericórdia - Centro, Salvador - BA 40020200

(71) 31864000

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Extensão do Centro de Educação Profissional II - Santo Antônio de Jesus

Avenida Vereador João Silva - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA 44430072

(75) 31622750

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Núcleo de Educação Profissional - Irecê

AV SANTOS LOPES - CENTRO, Irecê - BA 44900000

(71) 32739731

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Núcleo de Educação Profissional - Amargosa

Praça da bandeira - Centro, Amargosa - BA 45300000

(71) 32739732

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