Abastecer o ponto de vendas com mercadorias e produtos
84 horas de duração
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DIVISA/SVS Nº 16 DE 23/05/2017, Art 32 e 33: Boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação.
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Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem, cabeçalho e rodapé, leiaute de página.
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Etiquetação e fixação dos preços nas mercadorias e produtos.
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Exposição de mercadorias e produtos: formas de arrumação no Ponto de Venda (PDV), horizontal, vertical e em bloco.
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Ferramentas da qualidade aplicadas nas empresas do comércio: Fluxograma, PDCA, 5W2H, check list de produtos e mercadorias, etc.
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Lei nº 8078/90 - Código de Defesa do Consumidor: conceitos (consumidor, fornecedor, produtos e serviços), Título I - Capítulos IV e V, Título III - Capítulo III.
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Métodos de controle do fluxo de estoque: recebimento, armazenagem, primeiro que vence, primeiro que sai – PVPS.
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Normas regulamentadoras ABNT NBR (NRs 05, 06, 17, 23 e 26): CIPA, Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, ergonomia, proteção contra incêndios e sinalização de segurança.
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Organização do PDV: categorização das mercadorias, produtos e insumos, limpeza e higienização.
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Os setores Varejista e Atacadista: conceito, características, estratégias, estrutura e funções.
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Planilha eletrônica: funções básicas, elaboração, organização e formatação de dados.
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Prevenção de perdas: Conceito de perdas e quebras, registro de ocorrências, tipos de perdas e quebras e formas de minimizar ocorrências.
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Produtos perecíveis: conceito, organização e manuseio.
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Promoção de vendas: definição, características, materiais de pontos de vendas.
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Visual Merchandising no PDV: definição, atmosfera de compra, técnicas de merchandising, ações promocionais, material de ponto de venda, a experiência do cliente.
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Projeto Integrador Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas 1
16 horas de duração
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Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico
84 horas de duração
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Cargos/ocupações/organograma dos envolvidos nas operações de movimentação de carga.
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Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital.
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Definição de logística e da cadeia de suprimentos.
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Desunitilização do recebimento de cargas e unitização (paletização, entre outras formas) para armazenagem.
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Educação financeira e para o consumo e informações sobre o mercado e o mundo do trabalho.
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Educação fiscal para o exercício da cidadania.
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Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos Proteção Coletiva (EPCs): definição, tipos de principais características (NR6).
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Equipamentos facilitadores das operações logísticas para carga e descarga.
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Fases do recebimento de equipamentos, materiais e produtos: entrada, conferência qualitativa, quantitativa e regularização.
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Indicadores de desempenho de recebimento: programado versus realizado.
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Metodologias de codificação e classificação de equipamentos, materiais e produtos.
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Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
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Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe.
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Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego.
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Procedimentos de arquivo e protocolo: físico e digital.
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Procedimentos de devolução: físico e documental.
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Produção de relatório e interpretação de textos: coesão e coerência textual.
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Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos.
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Sistema de informação no controle de entrada e saída de cargas: editor de textos e planilha eletrônica.
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Sistemas e tipos de etiquetas: código de barras (European Article Numbering – EAN; Uniform Product Code – UPC; Quick Response Code – QRCODE), radio Frequency Identification – RFID, entre outras.
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Tipos de cargas e Classificação Internacional Maritime Dangerous Goods – IMDG.
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Tipos de documentos: pedido de compra, nota fiscal, romaneio de carga, ficha de inspeção, ficha de cautela, requisição de materiais.
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Tipos e funções de embalagens.
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Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos
60 horas de duração
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Cálculo de estoque: mínimo, máximo, ponto de pedido, análise de cálculo do estoque de segurança;
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Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital;
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Controle de estoque: sistema de informação, inventário, acurácia, giro e cobertura;
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Equipamentos para a movimentação de materiais;
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Estoque: conceito, tipos e classificação de níveis;
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Ferramentas para controle de estoques: curva ABC e XYZ.
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Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.
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Indicadores de desempenho e fatores que afetam o estoque;
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Limpeza e higienização do ambiente de estoque: procedimentos organizacionais (5S, entre outros);
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Métodos de controle de estoques: kaban, kardex, Just in Time (JIT), etc;
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Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho e do ECA;
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Noções de transporte, movimentação, armazenagem de equipamentos, materiais e produtos;
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O leiaute na armazenagem: itens de estoque, corredores, portas de acesso, prateleiras, estruturas, características de áreas de risco, tipos de leiaute;
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Organização do estoque no local de armazenagem: localização, endereçamento de produtos, instalações, leiaute;
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Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe;
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Procedimentos e normas de descarte de materiais e produtos;
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Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos;
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Segurança do trabalho: normas regulamentadoras ABNT NBR e EPIs e EPCs (NR6 e NR17);
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Sistema de reendereçamento de estoques;
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Sistemas de informação no controle de entrada e saída do estoque;
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Técnicas de armazenagem: definição e características;
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Tipos de equipamentos utilizados no processo de armazenagem;
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Tipos e funções de embalagens para estocagem;
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Projeto Integrador Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas 2
16 horas de duração
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Planejar e organizar ações de venda
48 horas de duração
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Acessibilidade e diversidade: atendimento inclusivo e cidadão para idosos, crianças, pessoas com deficiência e gestante.
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Canais de vendas: venda pessoal, mala direta, catálogo, telemarketing, resposta direta, e-commerce e multimídia;
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Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital (art. 10 - MTE 723/12);
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Conceitos e importância da logística e do estoque na área comercial;
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Direitos humanos, com enfoque no respeito à orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política (art. 10 - MTE 723/12);
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Diversidade cultural brasileira (art. 10 - MTE 723/12);
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Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem cabeçalho e rodapé, leiaute de página;
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Estrutura organizacional e suas inter-relações: funções organizacionais e organograma;
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Funções administrativas: planejamento, direção, organização e controle;
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Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania (art. 10 - MTE 723/12).
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Indicadores de desempenho de vendas: conceitos e aplicações;
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Internet e correio eletrônico: envio e recebimento de e-mail com e sem anexo;
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Marketing: definição, objetivos, composto de marketing, estratégias;
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Merchandising: definição, atmosfera de compra, técnicas de merchandising, ações promocionais, material de ponto de venda;
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Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe (art. 10 - MTE 723/12);
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Pesquisa de mercado: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise;
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Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego. Formas de atuação: como prestador de serviços, autônomo e empregado;
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Planejamento estratégico: conceitos, tipos e metodologias;
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Planilha eletrônica: funções básicas, elaboração, organização e formatação de dados;
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Promoção de venda: desconto, bonificação, mercadorias gratuitas, convenções e feiras, brindes/amostras, cupons, pacotes promocionais, cartões fidelidade, promoções combinadas e cruzadas, displays e demonstrações;
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Prospecção: definição, passos da prospecção: análise do negócio, análise do mercado e segmentação do mercado;
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Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos (art. 10 - MTE 723/12);
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Segurança física do trabalhador: ergonomia, saúde física e mental, prevenção de riscos (NR17 e NR05).
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Stakeholders: conceito e influências;
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Tipos de venda: atacado e varejo;
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Realizar a venda
60 horas de duração
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Apresentação de mercadorias, produtos e serviços;
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Classificação, componentes e ciclo de vida de mercadorias, produtos e serviços;
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Comportamento do consumidor, pessoas física e jurídica: fatores internos (motivação, aprendizagem, percepção, atitudes, personalidade) e fatores externos (família, classe social, grupos de referência, cultura);
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Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital (art. 10 - MTE 723/12);
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Comunicação: conceito e elementos;
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Direitos humanos, com enfoque no respeito à orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política (art. 10 - MTE 723/12);
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Diversidade cultural brasileira (art. 10 - MTE 723/12);
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Educação fiscal para o exercício da cidadania (art. 10 - MTE 723/12).
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Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância;
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Matemática: grandezas proporcionais, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples e composto, pesos e medidas.
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Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe (art. 10 - MTE 723/12);
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Parâmetros da língua padrão: coerência e coesão textual;
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Público-alvo: definição e elaboração de roteiro de vendas;
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Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos (art. 10 - MTE 723/12);
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Técnicas de atendimento ao cliente;
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Técnicas de negociação;
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Técnicas de Vendas;
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Tipos de documentos: pedidos, notas e cupons fiscais, relatórios de perda e de vendas, ficha de cadastro de clientes e Lei nº 8078/90 – Código de Defesa do Consumidor.
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Realizar ações de pós-venda
36 horas de duração
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Cobrança de dívidas.
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Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital (art. 10 - MTE 723/12).
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CRM: apresentação e utilização do software.
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Diversidade cultural brasileira (art. 10 - MTE 723/12).
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Fidelização: conceito, sistemas, importância.
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Inventário físico: conceito e procedimentos.
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Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância.
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Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe (art. 10 - MTE 723/12).
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Pesquisa de satisfação de clientes: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise.
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Pós-venda: conceito e histórico.
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Procedimentos de troca e devolução.
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Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos (art. 10 - MTE 723/12).
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Projeto Integrador Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas 3
16 horas de duração
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Prática Profissional da Aprendizagem em Serviços de Vendas
600 horas de duração
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