Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados

Sobre o curso

Informações

Objetivo geral:
• Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos:
• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
• Estimular, por meio de situações de aprendizagem, o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
• Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
• Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Realizar atividades de apoio aos processos de frente de caixa em supermercados
60 horas de duração
  • Código de Defesa do Consumidor: Cap. I (disposições gerais, Arts. 1,2 e 3); Cap. III – direitos básicos do consumidor; Cap. IV – qualidade de produtos e serviços, da prevenção e reparação de danos (Seção 1 - Arts. 8, 9 e 10; Seção 2 - Arts. 12, 13 e 14); Cap. V - práticas comerciais (Seção 2 - Art. 31; Seção 3 - Arts. 36 e 370.
  • Ergonomia NR 17 (Anexo I) e qualidade de vida no trabalho.
  • Estrutura e funções dos setores do supermercado.
  • Normas Regulamentadoras relativas à sinalização de segurança do trabalho.
  • O setor Supermercadista: evolução no Brasil, porte, conceito, características, tipos e estratégias.
  • Organização, limpeza e higienização do ambiente de trabalho: procedimentos, produtos e utensílios.
  • Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego. Apresentação, higiene pessoal e etiqueta profissional.
  • Qualidade no ambiente de trabalho focando o Programa 5S ou Housekeeping.
  • Sistema de consulta de preços, etiquetas e estrutura do código de barras GS1 - "EAN-13".
  • Técnicas e tipos de atendimento: personalizados, diferenciados (idosos; crianças; pessoas com deficiência; gestantes).
Embalar e Empacotar mercadorias e produtos
84 horas de duração
  • As quatro operações matemáticas: adição, subtração, divisão e multiplicação.
  • Boas práticas na manipulação de alimentos: precaução da contaminação alimentar (física, química e biológica), higiene, sanitização, controles de qualidade.
  • Características dos alimentos e possíveis alterações.
  • Conceitos e características de mercadorias e produtos: perecíveis e não perecíveis, de limpeza, higiene, entre outros.
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) para as atividades de embalagem: definição, tipos e principais características.
  • Normas de Segurança do Trabalho.
  • Razão e Proporção.
  • Sistemas de medidas: comprimento, massa, capacidade, volume, superfície e relação entre volume e capacidade, multiplicação e divisão de decimais.
  • Técnicas de embalagem de mercadorias e produtos.
  • Tipos de embalagens, etiquetas e identificações comerciais para mercadorias e produtos.
  • Tipos de máquinas para embalagem.
PI Aprendizagem em Serviços de Supermercados 1
16 horas de duração
Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico.
84 horas de duração
  • Cargos/ocupações/organograma dos envolvidos nas operações de movimentação de carga.
  • Definição de logística e da cadeia de suprimentos.
  • Desunitização do recebimento de cargas e unitização (paletização, entre outras formas) para armazenagem.
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos Proteção Coletiva (EPCs): definição, tipos de principais características (NR6).
  • Equipamentos facilitadores das operações logísticas para carga e descarga.
  • Fases do recebimento de equipamentos, materiais e produtos: entrada, conferência qualitativa, quantitativa e regularização.
  • Indicadores de desempenho de recebimento: programado versus realizado.
  • Metodologias de codificação e classificação de equipamentos, materiais e produtos.
  • Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização.
  • Procedimentos de arquivo e protocolo: físico e digital.
  • Procedimentos de devolução: físico e documental.
  • Produção de relatório e interpretação de textos: coesão e coerência textual.
  • Sistema de informação no controle de entrada e saída de cargas: editor de textos e planilha eletrônica.
  • Sistemas e tipos de etiquetas: código de barras (European Article Numbering – EAN; Uniform Product Code – UPC; Quick Response Code – QRCODE, Radio Frequency Identification – RFID, entre outros).
  • Tipos de cargas e Classificação Internacional Maritime Dangerous Goods – IMDG.
  • Tipos de documentos: pedido de compra, nota fiscal, romaneio de carga, ficha de inspeção, ficha de cautela, requisição de materiais.
  • Tipos e funções de embalagens.
Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos
60 horas de duração
  • Cálculo de estoque: mínimo, máximo, ponto de pedido, análise de cálculo do estoque de segurança.
  • Controle de estoque: sistema de informação, inventário, acurácia, giro e cobertura.
  • Equipamentos para a movimentação de materiais.
  • Estoque: conceito, tipos e classificação de níveis.
  • Ferramentas para controle de estoques: curva ABC e XYZ.
  • Indicadores de desempenho e fatores que afetam o estoque.
  • Limpeza e higienização do ambiente de estoque: procedimentos organizacionais (5S, entre outros).
  • Métodos de controle de estoques: kaban, kardex, Just in Time (JIT) etc.
  • Noções de transporte, movimentação, armazenagem de equipamentos, materiais e produtos.
  • O leiaute na armazenagem: itens de estoque, corredores, portas de acesso, prateleiras, estruturas, características de áreas de risco, tipos de leiaute.
  • Organização do estoque no local de armazenagem: localização, endereçamento de produtos, instalações, leiaute.
  • Procedimentos e normas de descarte de materiais e produtos.
  • Segurança do trabalho: normas regulamentadoras ABNT NBR e EPIs e EPCs (NR6 e NR17).
  • Sistema de reendereçamento de estoques.
  • Sistemas de informação no controle de entrada e saída do estoque.
  • Técnicas de armazenagem: definição e características.
  • Tipos de equipamentos utilizados no processo de armazenagem.
  • Tipos e funções de embalagens para estocagem.
PI Aprendizagem em Serviços de Supermercados 2
16 horas de duração
Orientar clientes em relação a mercadorias, produtos e serviços
60 horas de duração
  • Elementos de comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback.
  • Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor: definição de consumidor, fornecedor, produtos e serviços.
  • Leis 10.048/2000, 11.126/2005, 13.146/2015: atendimento preferencial (idosos; crianças; pessoas com deficiência; gestantes, obesos).
  • Ocorrências e procedimentos para encaminhamento ao SAC.
  • Técnicas e tipos de atendimento no PDV: personalizados, diferenciados.
PI Aprendizagem em Serviços de Supermercados 3
16 horas de duração
Prática Profissional da Aprendizagem em Serviços de Supermercados
600 horas de duração
  • Acesso ao Curso

- Ensino Fundamental incompleto 6ª ano
- Idade máxima de 24 anos incompleto.
- Idade mínima: 14 anos

  • Documento Necessário para Matrícula

- Carteira de Trabalho
- Comprovante de escolaridade. (Ensino Fundamental Incompleto)
- Comprovante de residência.
- CPF
- RG.

O Aprendiz em Serviços de Supermercados é qualificado para executar atividades de empacotamento, controle de estoque, bem como a reposição de mercadorias e produtos, em empresas do segmento supermercadista. Esse profissional empacota mercadorias e produtos, organiza e controla o estoque, bem como abastece o ponto de venda, em diferentes empresas do segmento supermercadista. Na realização de suas atividades, interage com as equipes dos diversos setores da empresa. O profissional qualificado no Programa de Aprendizagem Profissional Comercial do Senac, além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados, destaca-se pela atitude saudável e principalmente pelo protagonismo juvenil, social e econômico. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. O curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 5.598/2005 e pela Portaria MTE nº 723/2012, alterada pela Portaria MTE nº 1.005/2013. O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho nas seguintes ocupações: Empacotador/Embalador, Estoquista/Almoxarife e Operador de Supermercados/Repositor de Mercadorias, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem (Conap). Este curso está situado no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento “Comércio”. A seguir, as competências das ocupações que compõem o perfil do aprendiz em Serviços de Supermercados: Empacotador/Embalador • Realizar atividades de apoio aos processos de frente de caixa em supermercados. • Embalar e Empacotar mercadorias e produtos. Estoquista/Almoxarife • Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico. • Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos. Operador de Supermercados/Repositor de Mercadorias • Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços. • Abastecer o ponto de venda com mercadorias e produtos.

Unidades

Centro de Educação Profissional III - Feira de Santana

Rua Domingos Barbosa de Araújo - Centro, Feira de Santana - BA 44001216

(75) 36040150

veja o mapa

Núcleo de Educação Profissional - Barreiras

Rua Porto Velho - Santo Antônio, Barreiras - BA 47813674

(77) 36119401

veja o mapa

Centro de Educação Profissional III - Vitória da Conquista

Rua Sifredo Pedral Sampaio - Alto Maron, Vitória da Conquista - BA 45005302

(77) 34292300

veja o mapa

Centro de Educação Profissional II - Alagoinhas

Travessa Manoel Vitorino - Teresópolis, Alagoinhas - BA 48080140

(75) 34037300

veja o mapa

Posto Avançado de Teixeira de Freitas

Rua Antônio Chicon Sobrinho - Centro, Teixeira de Freitas - BA 45985202

(71) 34292300

veja o mapa

Centro de Educação Profissional III - Lauro de Freitas

Rua Bispo Renato Conceição da Cunha - Centro, Lauro de Freitas - BA 42703080

(71) 32833058

veja o mapa

Centro de Educação Profissional II - Santo Antonio de Jesus

Rua Roberto Santos - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA 44572060

(75) 31622750

veja o mapa

Posto Avançado Juazeiro

Rua Marechal Floriano Peixoto - Centro, Juazeiro - BA 48904050

(75) 36040150

veja o mapa

Centro de Educação Profissional Comércio

Rua Miguel Calmon - Comércio, Salvador - BA 40015010

(71) 31864000

veja o mapa

Núcleo de Educação Profissional - Amargosa

Praça da bandeira - Centro, Amargosa - BA 45300000

(71) 32739732

veja o mapa

Posto Avançado Ilhéus

Praça Cairu - Centro, Ilhéus - BA 45653540

(77) 34292300

veja o mapa

Centro de Educação Hoteleira II - Pelourinho

Largo do Pelourinho - Pelourinho, Salvador - BA 40026280

(71) 33244551

veja o mapa

Núcleo de Educação Profissional - Irecê

AV SANTOS LOPES - CENTRO, Irecê - BA 44900000

(71) 32739731

veja o mapa

Posto Avançado Santo Amaro

Av. VIANA BANDEIRA - Centro, Santo Amaro - BA 44200000

(75) 36040150

veja o mapa

Centro de Educação Profissional II - Camaçari

Rua do Migrante - Centro, Camaçari - BA 42800210

(71) 34540550

veja o mapa

Posto Avançado Paulo Afonso

Rua José de Alencar - Nossa Senhora de Fátima, Paulo Afonso - BA 48601080

(75) 34037300

veja o mapa

Centro de Educação Profissional III - Porto Seguro

Rua dos Cacaueiros - Centro, Porto Seguro - BA 45810000

(73) 31627300

veja o mapa

Centro de Educação Profissional III - Aquidabã

Largo do Aquidaban - Baixa dos Sapateiros, Salvador - BA 40025380

(71) 31864000

veja o mapa

Centro de Educação Hoteleira II - Casa do Comércio

Avenida Tancredo Neves - Caminho das Árvores, Salvador - BA 41820021

(71) 31864000

veja o mapa

Posto Avançado Ilhéus II

Rua Henrique Devoto - Centro, Ilhéus - BA 45653570

(71) 34292300

veja o mapa

Extensão do Centro de Educação Profissional II - Santo Antônio de Jesus

Avenida Vereador João Silva - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA 44430072

(75) 31622750

veja o mapa

Posto Avançado Jacobina

R ANTONIO TEIXEIRA SOBRINHO - Estação, Jacobina - BA 44700000

(75) 36040150

veja o mapa

Centro de Educação Profissional III - Casa do Comércio

Avenida Tancredo Neves - Caminho das Árvores, Salvador - BA 41820021

(71) 31864000

veja o mapa

Centro de Educação Profissional III - Praça da Sé

Rua da Misericórdia - Centro, Salvador - BA 40020200

(71) 31864000

veja o mapa

Extensão do Centro de Educação Profissional III - Feira de Santana

Avenida Professor Fernando São Paulo - Ponto Central, Feira de Santana - BA 44075045

(75) 36033110

veja o mapa

Receba Informações sobre cursos e promoções exclusivas.


Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Senac e não perder oportunidades? Cadastre-se aqui!