Realizar atividades de apoio aos processos de frente de caixa em supermercados
60 horas de duração
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Código de Defesa do Consumidor: Cap. I (disposições gerais, Arts. 1,2 e 3); Cap. III – direitos básicos do consumidor; Cap. IV – qualidade de produtos e serviços, da prevenção e reparação de danos (Seção 1 - Arts. 8, 9 e 10; Seção 2 - Arts. 12, 13 e 14); Cap. V - práticas comerciais (Seção 2 - Art. 31; Seção 3 - Arts. 36 e 370.
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Ergonomia NR 17 (Anexo I) e qualidade de vida no trabalho.
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Estrutura e funções dos setores do supermercado.
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Normas Regulamentadoras relativas à sinalização de segurança do trabalho.
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O setor Supermercadista: evolução no Brasil, porte, conceito, características, tipos e estratégias.
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Organização, limpeza e higienização do ambiente de trabalho: procedimentos, produtos e utensílios.
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Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego. Apresentação, higiene pessoal e etiqueta profissional.
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Qualidade no ambiente de trabalho focando o Programa 5S ou Housekeeping.
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Sistema de consulta de preços, etiquetas e estrutura do código de barras GS1 - "EAN-13".
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Técnicas e tipos de atendimento: personalizados, diferenciados (idosos; crianças; pessoas com deficiência; gestantes).
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Embalar e Empacotar mercadorias e produtos
84 horas de duração
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As quatro operações matemáticas: adição, subtração, divisão e multiplicação.
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Boas práticas na manipulação de alimentos: precaução da contaminação alimentar (física, química e biológica), higiene, sanitização, controles de qualidade.
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Características dos alimentos e possíveis alterações.
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Conceitos e características de mercadorias e produtos: perecíveis e não perecíveis, de limpeza, higiene, entre outros.
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Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) para as atividades de embalagem: definição, tipos e principais características.
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Normas de Segurança do Trabalho.
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Razão e Proporção.
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Sistemas de medidas: comprimento, massa, capacidade, volume, superfície e relação entre volume e capacidade, multiplicação e divisão de decimais.
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Técnicas de embalagem de mercadorias e produtos.
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Tipos de embalagens, etiquetas e identificações comerciais para mercadorias e produtos.
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Tipos de máquinas para embalagem.
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PI Aprendizagem em Serviços de Supermercados 1
16 horas de duração
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Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico.
84 horas de duração
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Cargos/ocupações/organograma dos envolvidos nas operações de movimentação de carga.
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Definição de logística e da cadeia de suprimentos.
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Desunitização do recebimento de cargas e unitização (paletização, entre outras formas) para armazenagem.
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Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos Proteção Coletiva (EPCs): definição, tipos de principais características (NR6).
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Equipamentos facilitadores das operações logísticas para carga e descarga.
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Fases do recebimento de equipamentos, materiais e produtos: entrada, conferência qualitativa, quantitativa e regularização.
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Indicadores de desempenho de recebimento: programado versus realizado.
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Metodologias de codificação e classificação de equipamentos, materiais e produtos.
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Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização.
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Procedimentos de arquivo e protocolo: físico e digital.
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Procedimentos de devolução: físico e documental.
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Produção de relatório e interpretação de textos: coesão e coerência textual.
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Sistema de informação no controle de entrada e saída de cargas: editor de textos e planilha eletrônica.
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Sistemas e tipos de etiquetas: código de barras (European Article Numbering – EAN; Uniform Product Code – UPC; Quick Response Code – QRCODE, Radio Frequency Identification – RFID, entre outros).
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Tipos de cargas e Classificação Internacional Maritime Dangerous Goods – IMDG.
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Tipos de documentos: pedido de compra, nota fiscal, romaneio de carga, ficha de inspeção, ficha de cautela, requisição de materiais.
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Tipos e funções de embalagens.
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Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos
60 horas de duração
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Cálculo de estoque: mínimo, máximo, ponto de pedido, análise de cálculo do estoque de segurança.
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Controle de estoque: sistema de informação, inventário, acurácia, giro e cobertura.
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Equipamentos para a movimentação de materiais.
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Estoque: conceito, tipos e classificação de níveis.
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Ferramentas para controle de estoques: curva ABC e XYZ.
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Indicadores de desempenho e fatores que afetam o estoque.
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Limpeza e higienização do ambiente de estoque: procedimentos organizacionais (5S, entre outros).
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Métodos de controle de estoques: kaban, kardex, Just in Time (JIT) etc.
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Noções de transporte, movimentação, armazenagem de equipamentos, materiais e produtos.
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O leiaute na armazenagem: itens de estoque, corredores, portas de acesso, prateleiras, estruturas, características de áreas de risco, tipos de leiaute.
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Organização do estoque no local de armazenagem: localização, endereçamento de produtos, instalações, leiaute.
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Procedimentos e normas de descarte de materiais e produtos.
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Segurança do trabalho: normas regulamentadoras ABNT NBR e EPIs e EPCs (NR6 e NR17).
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Sistema de reendereçamento de estoques.
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Sistemas de informação no controle de entrada e saída do estoque.
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Técnicas de armazenagem: definição e características.
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Tipos de equipamentos utilizados no processo de armazenagem.
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Tipos e funções de embalagens para estocagem.
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PI Aprendizagem em Serviços de Supermercados 2
16 horas de duração
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Orientar clientes em relação a mercadorias, produtos e serviços
60 horas de duração
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Elementos de comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback.
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Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor: definição de consumidor, fornecedor, produtos e serviços.
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Leis 10.048/2000, 11.126/2005, 13.146/2015: atendimento preferencial (idosos; crianças; pessoas com deficiência; gestantes, obesos).
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Ocorrências e procedimentos para encaminhamento ao SAC.
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Técnicas e tipos de atendimento no PDV: personalizados, diferenciados.
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PI Aprendizagem em Serviços de Supermercados 3
16 horas de duração
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Prática Profissional da Aprendizagem em Serviços de Supermercados
600 horas de duração
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