Técnico em Eventos

Sobre o curso

Informações

Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos:
• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
• Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
• Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
• Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Planejar Eventos
108 horas de duração
  • Alimentos e bebidas para eventos: tipos de serviços, cardápios e cálculo de quantidades.
  • Cerimonial, protocolo e etiqueta: conceitos, tipos, legislação vigente aplicável à cerimoniais e especificidades.
  • Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres.
  • Equipes de trabalho: dimensionamento, perfis, responsabilidades e atribuições.
  • Etapas de planejamento e organização de eventos: concepção, pré-evento, transevento e pós-evento.
  • Eventos: conceitos, classificação e tipologia.
  • Eventos: contexto histórico, evolução e perspectivas.
  • Ferramentas de planejamento: conceito, funcionalidades e modelos (briefing, estudos de viabilidade, checklist, plano de trabalho, cronograma, matriz de responsabilidades e planta baixa/layout).
  • Fornecedores: tipos, critérios de contratação e formas de contrato.
  • Orçamento: previsão, pesquisa, negociação, tipos de cálculo, pagamento de fornecedores e equipes de trabalho, tipos de contratos, impostos e taxas.
  • Patrocinadores: conceitos e formatos.
  • Técnicas de captação, venda e negociação de eventos.
Divulgar e Comercializar eventos
108 horas de duração
  • ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Convention and Visitors Bureau, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), entre outros: funções e aplicabilidade.
  • Captação de recursos: conceito, modalidades, planejamento e estratégia, leis de incentivo, benefícios e contrapartidas, fontes públicas e privadas de financiamento
  • Marca e identidade do evento: conceito e aplicação.
  • Marketing: conceito, plano, objetivos, posicionamentos, estratégias, composto mercadológico e marketing de serviço.
  • Negociação: conceitos e técnicas
  • Promoção e divulgação aplicada a eventos: conceito, tipos, técnicas, instrumentos e mídia digital.
  • Público-alvo: definição, tipos, segmentação e comportamentos
  • Venda: conceitos, técnicas, ferramentas e canais (físico e virtual).
Realizar procedimentos administrativos em eventos
108 horas de duração
  • Budget: conceito, aplicação e controle.
  • Equipes de trabalho: dimensionamento, contratos, postura profissional, uniformes, horários, responsabilidades e atribuições.
  • Gerenciamento de contratos, licenças, acordos e parceiras: conceito, características.
  • Legislação para o mercado de eventos: Leis Estaduais e Municipais, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - ECAD, Seguro de Responsabilidade Civil, Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, Vistoria Técnica- VT, Lei Antifumo, Lei Seca, Lei da Meia Entrada, entre outras aplicáveis.
  • Obrigatoriedade em eventos: impostos, seguros, regulamentações, licenças e autorizações em eventos
  • Riscos: identificação, avaliação, controle, tipos e prevenção.
  • Seleção e contratação de fornecedores e para eventos
  • Serviços: secretaria, recepção, manobrista, segurança, alimentos e bebidas, entre outros
Coordenar a execução do evento
108 horas de duração
  • Cenografia: ambientação, estrutura de teto e/ou cobertura, paredes, acessos, entre outros
  • Decoração: arranjos florais, tecidos, mobiliário, iluminação, acessórios, utensílios, entre outros
  • Equipamentos e materiais: audiovisuais, iluminação, sonorização, computador, rádio comunicador, entre outros
  • Equipes de trabalho: Características e funções (segurança, recepção, buffet, limpeza, manutenção, entre outras).
  • Infraestrutura: espaço físico, estacionamento, acessibilidade, instalações e condições ambientais
  • Logística: conceito, técnicas, plano logístico e aplicação na área de eventos
  • Montagem de eventos: projeto, checklist, cronograma, planta baixa e contratos
  • Roteiro de operações: elaboração, organização e itens.
  • Segurança em eventos: categoria de riscos - humanos, técnicos, naturais e biológicos
  • Segurança no trabalho: equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs).
Coordenar serviços de alimentos e bebidas
108 horas de duração
  • Alimentos e bebidas (A&B): conceitos, contexto histórico e serviços em eventos
  • Bebidas: tipos e serviços em conformidade com o evento
  • Cardápio/menu: objetivos, tipos, público-alvo, tamanho, redação, cor, letras, papel, divisões e quantidade
  • Cardápios: conceitos, características e adequações ao evento.
  • Consumo médio de produtos e insumos: cálculo per capita, previsão de público, ferramentas de controle de consumo
  • Decoração de mesas e ambientes para eventos temáticos
  • Equipe de trabalho: dimensionamento, perfis, responsabilidades e atribuições.
  • Harmonização em alimentos e bebidas: conceito, tipos, possibilidades, aplicação em eventos
  • Mise-en-place da mesa: montagem básica e montagem completa
  • Mise-en-place do salão: disposição de mesas e aparadores, layout e utensílios
  • Modalidades de serviço – definição: à francesa, à inglesa (direto e indireto), à americana, franco-americano, empratado, à russa e travessas sobre a mesa.
  • Normas de vigilância sanitária e boas práticas de manipulação de alimentos e bebidas
  • Serviços à mesa: técnicas de serviço intermediário (colocação e retirada de utensílios); ordem de precedência em jantares/almoços: prioridades no atendimento, regras de etiqueta ao servir
  • Serviços de A&B em eventos: tipologia e adequação
  • Tipologia (banquetes, coquetéis, recepções, café da manhã, almoço, jantares, coffee break, brunch, entre outros) serviços e atendimento
  • Utensílios e equipamentos: nomenclatura/vocabulário, utilização, limpeza, higienização e manutenção
Realizar procedimentos de cerimonial e protocolo
108 horas de duração
  • Cerimonial e protocolo: conceitos, tipos, legislação e características
  • Convites: redação, endereçamento, confirmação de presença
  • Ferramentas e instrumentos: manuais, guias e editais
  • Mesas Diretiva: tipos e formatos de estilos
  • Mestre de cerimônias e Cerimonialista: perfil e atribuições
  • Pronomes de tratamento: conceito e aplicação.
  • Protocolo: símbolos nacionais, ordem de precedência, composição de mesa diretora, ordem de discurso e legislação vigente
  • Roteiro de cerimônia: estrutura, elaboração e ensaio
  • Solenidades: oficiais, não-oficiais; de âmbito federal, estadual e municipal
Coordenar a recepção de eventos
60 horas de duração
  • Atuação profissional do recepcionista de eventos: perfil, postos de trabalho e atribuições e responsabilidades
  • Comunicação: conceito, importância, aplicação e elementos (contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback).
  • Controle de acesso: tipos, lista de convidados e conduta profissional
  • Técnicas e tipos de atendimento: presenciais, eletrônicos, telefônicos, impressos, personalizados e diferenciados (idosos; crianças; pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; gestantes).
Realizar o pós-evento
60 horas de duração
  • Desmontagem do evento: inventário, conferência, devolução e retirada de material, equipamentos, mobiliário do espaço de evento.
  • Feedback: conceito e aplicação
  • Ofícios e cartas de agradecimento: tipos, modelos, destinatário (conferencistas, imprensa, convidados, expositores e pessoal de apoio).
  • Pagamento de equipes, fornecedores e clientes: contrato e formas.
  • Pesquisa de satisfação: tipos, roteiro, coleta de dados, instrumentos, tabulação e análise de resultados.
  • Prestação de Contas: previsto x realizado = resultado.
  • Relatórios financeiros e operacionais: elaboração e direcionamento
Projeto Integrador Técnico em Eventos
32 horas de duração
  • Acesso ao Curso

- Ensino Médio incompleto
- Idade maior ou igual a 16 anos.

  • Documento Necessário para Matrícula

- Comprovante de residência.
- CPF
- RG.

  • O profissional Técnico em Eventos é o responsável pela prospecção, planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de apoio técnico e logístico em eventos de diversas classificações e tipologias.
  • Esse profissional analisa o cenário do segmento de eventos, define ações de organização, comercialização e divulgação relacionadas ao pré-evento, administra o evento e o pós-evento. 
  • Atua como pessoa física ou jurídica, em empresas organizadoras de eventos, meios de hospedagens, shoppings, indústrias, ONGs, instituições públicas, privadas e demais estabelecimentos que promovam eventos corporativos, sociais, esportivos, religiosos, entre outros, em horários flexíveis, inclusive finais de semana, feriados. Relaciona-se com clientes, fornecedores e outros profissionais das áreas de marketing, alimentos e bebidas (A&B), infraestrutura e turismo, constituindo uma equipe de trabalho.
  • O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
  • A ocupação está situada no eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, cuja natureza é “acolher” e pertence ao segmento de Turismo.
  • A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Eventos:
  •  
    • Planejar eventos.
    • Divulgar e comercializar eventos.
    • Realizar procedimentos administrativos em eventos.
    • Coordenar a execução do evento.
    • Coordenar serviços de alimentos e bebidas.
    • Realizar procedimentos de cerimonial e protocolo.
    • Coordenar a recepção de eventos.
    • Realizar o pós-evento.

    Unidades

    Centro de Educação Profissional III - Vitória da Conquista

    Rua Sifredo Pedral Sampaio - Alto Maron, Vitória da Conquista - BA 45005302

    (77) 34292300

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    Centro de Educação Profissional II - Camaçari

    Rua do Migrante - Centro, Camaçari - BA 42800210

    (71) 34540550

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    Centro de Educação Profissional III - Praça da Sé

    Rua da Misericórdia - Centro, Salvador - BA 40020200

    (71) 31864000

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    Centro de Educação Profissional III - Feira de Santana

    Rua Domingos Barbosa de Araújo - Centro, Feira de Santana - BA 44001216

    (75) 36040150

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    Centro de Educação Profissional II - Alagoinhas

    Travessa Manoel Vitorino - Teresópolis, Alagoinhas - BA 48080140

    (75) 34037300

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    Posto Avançado Santo Amaro

    Av. VIANA BANDEIRA - Centro, Santo Amaro - BA 44200000

    (75) 36040150

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    Centro de Educação Hoteleira II - Pelourinho

    Largo do Pelourinho - Pelourinho, Salvador - BA 40026280

    (71) 33244551

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    Centro de Educação Profissional Comércio

    Rua Miguel Calmon - Comércio, Salvador - BA 40015010

    (71) 31864000

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    Centro de Educação Profissional III - Casa do Comércio

    Avenida Tancredo Neves - Caminho das Árvores, Salvador - BA 41820021

    (71) 31864000

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    Posto Avançado Paulo Afonso

    Rua José de Alencar - Nossa Senhora de Fátima, Paulo Afonso - BA 48601080

    (75) 34037300

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    Centro de Educação Profissional III - Lauro de Freitas

    Rua Bispo Renato Conceição da Cunha - Centro, Lauro de Freitas - BA 42703080

    (71) 32833058

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    Centro de Educação Profissional III - Porto Seguro

    Rua dos Cacaueiros - Centro, Porto Seguro - BA 45810000

    (73) 31627300

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    Posto Avançado Ilhéus

    Praça Cairu - Centro, Ilhéus - BA 45653540

    (77) 34292300

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    Posto Avançado Juazeiro

    Rua Marechal Floriano Peixoto - Centro, Juazeiro - BA 48904050

    (75) 36040150

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    Extensão do Centro de Educação Profissional III - Feira de Santana

    Avenida Professor Fernando São Paulo - Ponto Central, Feira de Santana - BA 44075045

    (75) 36033110

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    Núcleo de Educação Profissional - Amargosa

    Praça da bandeira - Centro, Amargosa - BA 45300000

    (71) 32739732

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    Núcleo de Educação Profissional - Irecê

    AV SANTOS LOPES - CENTRO, Irecê - BA 44900000

    (71) 32739731

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    Centro de Educação Hoteleira II - Casa do Comércio

    Avenida Tancredo Neves - Caminho das Árvores, Salvador - BA 41820021

    (71) 31864000

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    Centro de Educação Profissional II - Santo Antonio de Jesus

    Rua Roberto Santos - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA 44572060

    (75) 31622750

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    Posto Avançado Jacobina

    R ANTONIO TEIXEIRA SOBRINHO - Estação, Jacobina - BA 44700000

    (75) 36040150

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    Posto Avançado Ilhéus II

    Rua Henrique Devoto - Centro, Ilhéus - BA 45653570

    (71) 34292300

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    Centro de Educação Profissional III - Aquidabã

    Largo do Aquidaban - Baixa dos Sapateiros, Salvador - BA 40025380

    (71) 31864000

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    Núcleo de Educação Profissional - Barreiras

    Rua Porto Velho - Santo Antônio, Barreiras - BA 47813674

    (77) 36119401

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    Extensão do Centro de Educação Profissional II - Santo Antônio de Jesus

    Avenida Vereador João Silva - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA 44430072

    (75) 31622750

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    Posto Avançado de Teixeira de Freitas

    Rua Antônio Chicon Sobrinho - Centro, Teixeira de Freitas - BA 45985202

    (71) 34292300

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