Promotor de Vendas

Sobre o curso

Informações

Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos: ? Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo; ? Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos; ? Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas; ? Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem; ? Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Realizar ações de promoção de mercadorias, produtos, serviços e marcas em diferentes canais de vendas
96 horas de duração
  • Canais de vendas: conceito e integração de canais. Ominichanel.
  • Documentos aplicados às ações do promotor de vendas: pedido de reposição de estoques, relatório de perda de produtos, fichas de controle de estoque.
  • Fluxo de produtos no PDV e estoque: requisição; reposição; retirada; devolução. Integração entre frente de loja e estoque.
  • Indicadores de comercialização: conceito e aplicação, preenchimento de relatório de desempenho de vendas.
  • Marketing: conceito, posicionamento, segmentação, estratégias e composto mercadológico.
  • Mercadorias, produtos e serviços: tipos e características.
  • Merchandising: histórico, definição, plano, características; promoção de vendas; materiais de pontos de venda; técnicas de merchandising no ponto de venda; tipos de ferramentas de merchandising, como amostras, brindes, cupons, sorteios, entre outros.
  • Operações matemáticas: pesos e medidas, frações, regra de três simples, porcentagem.
  • Planejamento de promoção de vendas: análise e escolha dos alvos; definição dos objetivos (primários e secundários); determinação da mecânica da promoção; objetivos e resultados da promoção de vendas e seus impactos sociais e mercadológicos.
  • Prevenção de acidentes, manuseio e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no PDV.
  • Prevenção e perdas no varejo: conceito, quebra operacional em prevenção e controle de perdas.
  • Técnicas de identidade visual no ponto de venda (PDV): conceito, características e tipos, leiaute (loja, departamentos e gôndolas), segmentação, verticalização, atmosfera de compra (os cinco sentidos – cor, som, luz, aroma, movimento e decoração de pontos de venda).
  • Técnicas de negociação: principais formas de abordagens, tipos de clientes.
  • Técnicas de organização e exposição dos produtos nos pontos de venda: características e formas de arrumação no PDV.
  • Tecnologias da informação e comunicação: Sistema operacional cliente, apresentação eletrônica, editor de textos, planilha eletrônica, internet, e-mail.
  • Tecnologias: incorporação de novas tecnologias no varejo local e PDV.
Apresentar mercadorias, produtos e serviços
48 horas de duração
  • Atendimento e abordagem ao cliente: técnicas, relação entre atendimento e vendas, regras de atendimento.
  • Clientes: conceito, tipos, tipologias, perfil e processo de decisão.
  • Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres e práticas comerciais.
  • Comportamento do consumidor, pessoa física e jurídica: fatores internos e fatores externos.
  • Comunicação: coerência, articulação, vícios de linguagem, entonação, volume e velocidade da fala, postura corporal e gesticulação.
  • Demonstração e degustação: definição, procedimentos, domínio das características de mercadorias, produtos e serviços, apresentação de benefícios.
  • Documentos aplicados às ações de promoção do promotor de vendas: roteiro de visitas; agenda orientadora e relatórios; acompanhamento do processo de atendimento.
  • Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância.
  • Métodos de negociação e administração de conflitos: definição, tipos, características, estratégias, táticas, ferramentas e resolução.
Projeto Integrador Promotor de Vendas
16 horas de duração
  • Acesso ao Curso

- Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) incompleto.
- Idade mínima de 16 anos

  • Acesso ao Curso

- Ensino Fundamental Completo
- Idade maior ou igual a 16 anos.

  • Acesso ao Curso

- Ensino Fundamental incompleto 6ª ano
- Idade mínima: 14 anos

  • Documento Necessário para Matrícula

- Comprovante de Escolaridade - Ensino Fundamental Incompleto
- Comprovante de residência.
- CPF
- RG.

  • Documento Necessário para Matrícula

- Comprovante de residência.
- CPF
- RG.

  • O Promotor de Vendas é o profissional responsável pela promoção de venda e orientação sobre mercadorias, produtos e serviços, mediante negociação de locais para exposição ou que sejam previamente definidos. É responsável pela limpeza, montagem e organização do ponto de venda, sinalizando a necessidade de abastecimento. Executa e orienta ações de merchandising de mercadorias, produtos e serviços no ponto de venda e promove degustação de produtos e serviços em empresas de diversos segmentos. 
    Atua em feiras, eventos e estabelecimentos comerciais de atacado ou varejo, em dias e horários flexíveis, como autônomo ou contratado. Trabalha em equipe interagindo com profissionais de diversos setores e clientes.
    O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. 
    A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento Comércio. Sendo suas competências:
    A seguir estão as competências que compõem o perfil do Promotor de Vendas:
    •    Realizar ações de promoção de mercadorias, produtos, serviços e marcas em diferentes canais de vendas.
    •    Apresentar mercadorias, produtos e serviços
  • Unidades

    Centro de Educação Profissional II - Santo Antonio de Jesus

    Rua Roberto Santos - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA 44572060

    (75) 31622750

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    Posto Avançado Ilhéus II

    Rua Henrique Devoto - Centro, Ilhéus - BA 45653570

    (71) 34292300

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    Posto Avançado de Teixeira de Freitas

    Rua Antônio Chicon Sobrinho - Centro, Teixeira de Freitas - BA 45985202

    (71) 34292300

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    Centro de Educação Profissional III - Porto Seguro

    Rua dos Cacaueiros - Centro, Porto Seguro - BA 45810000

    (73) 31627300

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    Posto Avançado Juazeiro

    Rua Marechal Floriano Peixoto - Centro, Juazeiro - BA 48904050

    (75) 36040150

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    Núcleo de Educação Profissional - Irecê

    AV SANTOS LOPES - CENTRO, Irecê - BA 44900000

    (71) 32739731

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    Centro de Educação Hoteleira II - Casa do Comércio

    Avenida Tancredo Neves - Caminho das Árvores, Salvador - BA 41820021

    (71) 31864000

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    Centro de Educação Profissional II - Camaçari

    Rua do Migrante - Centro, Camaçari - BA 42800210

    (71) 34540550

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    Extensão do Centro de Educação Profissional II - Santo Antônio de Jesus

    Avenida Vereador João Silva - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA 44430072

    (75) 31622750

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    Centro de Educação Profissional III - Praça da Sé

    Rua da Misericórdia - Centro, Salvador - BA 40020200

    (71) 31864000

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    Centro de Educação Profissional III - Aquidabã

    Largo do Aquidaban - Baixa dos Sapateiros, Salvador - BA 40025380

    (71) 31864000

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    Núcleo de Educação Profissional - Barreiras

    Rua Porto Velho - Santo Antônio, Barreiras - BA 47813674

    (77) 36119401

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    Centro de Educação Profissional III - Feira de Santana

    Rua Domingos Barbosa de Araújo - Centro, Feira de Santana - BA 44001216

    (75) 36040150

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    Centro de Educação Profissional III - Lauro de Freitas

    Rua Bispo Renato Conceição da Cunha - Centro, Lauro de Freitas - BA 42703080

    (71) 32833058

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    Centro de Educação Profissional Comércio

    Rua Miguel Calmon - Comércio, Salvador - BA 40015010

    (71) 31864000

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    Centro de Educação Profissional II - Alagoinhas

    Travessa Manoel Vitorino - Teresópolis, Alagoinhas - BA 48080140

    (75) 34037300

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    Posto Avançado Paulo Afonso

    Rua José de Alencar - Nossa Senhora de Fátima, Paulo Afonso - BA 48601080

    (75) 34037300

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    Núcleo de Educação Profissional - Amargosa

    Praça da bandeira - Centro, Amargosa - BA 45300000

    (71) 32739732

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    Centro de Educação Profissional III - Casa do Comércio

    Avenida Tancredo Neves - Caminho das Árvores, Salvador - BA 41820021

    (71) 31864000

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    Centro de Educação Profissional III - Vitória da Conquista

    Rua Sifredo Pedral Sampaio - Alto Maron, Vitória da Conquista - BA 45005302

    (77) 34292300

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    Posto Avançado Santo Amaro

    Av. VIANA BANDEIRA - Centro, Santo Amaro - BA 44200000

    (75) 36040150

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    Posto Avançado Ilhéus

    Praça Cairu - Centro, Ilhéus - BA 45653540

    (77) 34292300

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    Extensão do Centro de Educação Profissional III - Feira de Santana

    Avenida Professor Fernando São Paulo - Ponto Central, Feira de Santana - BA 44075045

    (75) 36033110

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    Centro de Educação Hoteleira II - Pelourinho

    Largo do Pelourinho - Pelourinho, Salvador - BA 40026280

    (71) 33244551

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    Posto Avançado Jacobina

    R ANTONIO TEIXEIRA SOBRINHO - Estação, Jacobina - BA 44700000

    (75) 36040150

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