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Canais de vendas: conceito e integração de canais. Ominichanel.
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Documentos aplicados às ações do promotor de vendas: pedido de reposição de estoques, relatório de perda de produtos, fichas de controle de estoque.
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Fluxo de produtos no PDV e estoque: requisição; reposição; retirada; devolução. Integração entre frente de loja e estoque.
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Indicadores de comercialização: conceito e aplicação, preenchimento de relatório de desempenho de vendas.
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Marketing: conceito, posicionamento, segmentação, estratégias e composto mercadológico.
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Mercadorias, produtos e serviços: tipos e características.
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Merchandising: histórico, definição, plano, características; promoção de vendas; materiais de pontos de venda; técnicas de merchandising no ponto de venda; tipos de ferramentas de merchandising, como amostras, brindes, cupons, sorteios, entre outros.
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Operações matemáticas: pesos e medidas, frações, regra de três simples, porcentagem.
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Planejamento de promoção de vendas: análise e escolha dos alvos; definição dos objetivos (primários e secundários); determinação da mecânica da promoção; objetivos e resultados da promoção de vendas e seus impactos sociais e mercadológicos.
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Prevenção de acidentes, manuseio e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no PDV.
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Prevenção e perdas no varejo: conceito, quebra operacional em prevenção e controle de perdas.
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Técnicas de identidade visual no ponto de venda (PDV): conceito, características e tipos, leiaute (loja, departamentos e gôndolas), segmentação, verticalização, atmosfera de compra (os cinco sentidos – cor, som, luz, aroma, movimento e decoração de pontos de venda).
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Técnicas de negociação: principais formas de abordagens, tipos de clientes.
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Técnicas de organização e exposição dos produtos nos pontos de venda: características e formas de arrumação no PDV.
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Tecnologias da informação e comunicação: Sistema operacional cliente, apresentação eletrônica, editor de textos, planilha eletrônica, internet, e-mail.
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Tecnologias: incorporação de novas tecnologias no varejo local e PDV.
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Atendimento e abordagem ao cliente: técnicas, relação entre atendimento e vendas, regras de atendimento.
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Clientes: conceito, tipos, tipologias, perfil e processo de decisão.
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Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres e práticas comerciais.
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Comportamento do consumidor, pessoa física e jurídica: fatores internos e fatores externos.
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Comunicação: coerência, articulação, vícios de linguagem, entonação, volume e velocidade da fala, postura corporal e gesticulação.
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Demonstração e degustação: definição, procedimentos, domínio das características de mercadorias, produtos e serviços, apresentação de benefícios.
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Documentos aplicados às ações de promoção do promotor de vendas: roteiro de visitas; agenda orientadora e relatórios; acompanhamento do processo de atendimento.
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Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância.
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Métodos de negociação e administração de conflitos: definição, tipos, características, estratégias, táticas, ferramentas e resolução.
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