Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Hoteleiros

Sobre o curso

Informações

Objetivo geral

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. 

 

Objetivos específicos

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, de forma potencialmente criativa, estimulando o aprimoramento contínuo.
  • Estimular, por meio de situações de aprendizagens, o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos.
  • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
  • Promover uma avaliação processual e formativa, com base em indicadores de competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
  • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Organizar os processos de trabalho da(o) camareira(o) em meios de hospedagem
48 horas de duração
  • Apresentação pessoal e postura profissional para camareiras(os).
  • Carrinho de serviço: tipos, higienização, abastecimento, itens de reposição, acondicionamento de produtos.
  • Equipamentos, utensílios, produtos de limpeza: características, validade, função, quantidade, qualidade e formas de descarte.
  • Fundamentos do turismo e hospitalidade: conceitos, abrangência da hospitalidade, diversidade cultural, relações com o outro e o bem receber.
  • Meios de Comunicação em Hotelaria: sistemas operacionais, rádio transmissor e telefone: tipos, finalidades e operações.
  • Meios de hospedagem: tipologia de empreendimentos hoteleiros, tipos e categoria de UHs e organograma.
  • Noções Básicas de Matemática: as quatro operações, porcentagem e conversão de medidas.
  • Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização.
  • Ponto de apoio: finalidade, estrutura física e itens de reposição.
  • Procedimentos de camareira(o) em situações adversas na UH.
  • Processos, procedimentos e documentos do setor de governança: tipos e finalidades.
  • Riscos relacionados às atividades de camareira(o): químicos e biológicos.
  • Segurança no trabalho: normas, tipos de equipamentos de proteção individual (EPIs), ergonomia, riscos físicos na atuação de camareira(o).
  • Setor da governança: atribuições de governanta, supervisor(a) de andar e camareira(o).
  • Vocabulário técnico: termos técnicos do Turismo e da Hotelaria.
Limpar, Higienizar e Arrumar Unidades Habitacionais do Meio de Hospedagem
96 horas de duração
  • Direitos e deveres do consumidor.
  • Equipamentos, utensílios e produtos de limpeza: cuidados no manuseio e aplicações nos diferentes tipos de superfície.
  • Ergonomia no espaço de trabalho da(do) camareira(o): postura, movimentos repetitivos e formas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
  • Fibras têxteis e os diferentes tipos de enxoval.
  • Normas de segurança do trabalho e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): definição, função e formas de utilização de EPIs da(do) camareira(o).
  • Princípios de sustentabilidade aplicados ao uso de recursos, descarte do lixo e destinação correta de resíduos em Meios de Hospedagem.
  • Procedimentos de check-in e check-out: vistoria de apartamentos, identificação de consumos e possíveis não conformidades, conforme padrão do meio de hospedagem.
  • Procedimentos de registros em meios de hospedagem: objetos esquecidos, artigos levados ou danificados pelos hóspedes; serviços de lavanderia e necessidades de reparos.
  • Procedimentos de: limpeza, higienização, desinfecção e arrumação de UHs e banheiros.
  • Procedimentos para a troca de unidade habitacional: auxílio na mudança e organização de objetos e pertences pessoais dos hóspedes.
  • Procedimentos para reposição de itens.
Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros 1
16 horas de duração
Recepcionar e atender clientes no meio de hospedagem
72 horas de duração
  • Apresentação pessoal e etiqueta para profissionais de Hospitalidade.
  • Associações e órgãos reguladores relacionados ao Turismo e Hotelaria.
  • Atrativos turísticos da região.
  • Cargos e funções no meio de hospedagem.
  • Cenário, impactos e tendências do turismo e da hotelaria no Brasil, na região e no município.
  • Comunicação verbal, não verbal e eletrônica: elementos da comunicação, coerência, articulação, vícios de linguagem, gírias, entonação, volume e velocidade da fala, postura corporal, gesticulação e redação de mensagens e e-mails.
  • Conceitos da hospitalidade.
  • Cronologia da hotelaria.
  • Direitos e deveres do consumidor.
  • Diversidade cultural: hábitos e costumes culturais/religiosos.
  • Estrutura e organograma dos meios de hospedagem.
  • Expressões idiomáticas básicas em inglês e espanhol para atendimento.
  • Infraestrutura de apoio ao Turismo.
  • Planejamento de carreira: marketing e apresentação pessoal.
  • Políticas de atendimento ao cliente em meios de hospedagem (presencial, por telefone, além do atendimento a pessoas com deficiência).
  • Procedimentos, normas e rotinas do meio de hospedagem.
  • Produtos e serviços turísticos do meio de hospedagem e da localidade.
  • Técnicas de negociação e mediação de conflitos.
  • Tipo e perfil do consumidor de meios de hospedagem.
  • Tipos e classificação dos meios de hospedagem no Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass).
  • Vendas (upselling) e reservas de serviços do meio de hospedagem e/ou do destino turístico.
Elaborar, organizar e operacionalizar procedimentos da recepção em meios de Hospedagem
72 horas de duração
  • Auditoria noturna em meios de hospedagem.
  • Departamentos do meio de hospedagem.
  • Indicador de desempenho do hotel (taxa de ocupação).
  • Leiaute e organização da recepção.
  • Normas e procedimentos do meio de hospedagem.
  • Políticas de sustentabilidade e responsabilidade social de meios de hospedagem.
  • Procedimentos de check-in.
  • Procedimentos de check-out.
  • Procedimentos de controle da recepção: logbook, boletim de ocorrências, borderô de discrepâncias, controles financeiros.
  • Procedimentos de passagem de turno, fechamento de caixa e repasse de informações.
  • Procedimentos de recebimento e registro de encomendas e recados.
  • Procedimentos de reserva.
  • Procedimentos para troca de unidade habitacional.
  • Satisfação e fidelização do cliente: estratégias e indicadores.
  • Saúde e segurança do trabalho: prevenção de acidentes em meios de hospedagem.
  • Serviços da recepção: wake-up call, empréstimo de objetos do hotel, guarda de bagagens, reserva de serviços turísticos ou do meio de hospedagem.
  • Sistemas operacionais hoteleiros.
  • Tipos de diárias.
  • Tipos de relatórios e documentos da recepção.
  • Tipos de unidades habitacionais.
  • Vocabulário técnico: termos e expressões do Turismo e Hotelaria e alfabeto fonético.
Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros 2
16 horas de duração
Planejar eventos
108 horas de duração
  • Alimentos e bebidas para eventos: tipos de serviços, cardápios e cálculo de quantidades.
  • Cerimonial, protocolo e etiqueta: conceitos, tipos, legislação vigente aplicável à cerimoniais e especificidades.
  • Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres.
  • Equipes de trabalho: dimensionamento, perfis, responsabilidades e atribuições.
  • Etapas de planejamento e organização de eventos: concepção, pré-evento, transevento e pós-evento.
  • Eventos: conceitos, classificação e tipologia.
  • Eventos: contexto histórico, evolução e perspectivas.
  • Ferramentas de planejamento: conceito, funcionalidades e modelos (briefing, estudos de viabilidade, checklist, plano de trabalho, cronograma, matriz de responsabilidades e planta baixa/layout).
  • Fornecedores: tipos, critérios de contratação e formas de contrato.
  • Orçamento: previsão, pesquisa, negociação, tipos de cálculo, pagamento de fornecedores e equipes de trabalho, tipos de contratos, impostos e taxas.
  • Patrocinadores: conceitos e formatos.
  • Técnicas de captação, venda e negociação de eventos.
Executar eventos
60 horas de duração
  • Autorizações, alvarás, contratos e licenças: documentos necessários, prazos e requerimentos.
  • Avaliação do evento: pesquisa de satisfação, apresentação de resultados e feedbacks para as equipes.
  • Checklist, cronograma e ordem de serviços para eventos: função, itens, formato e distribuição para as equipes envolvidas.
  • Equipes de trabalho: dimensionamento, contratos, postura profissional, uniformes, horários, responsabilidades e atribuições.
  • Legislação para o mercado de eventos: Leis locais, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), Seguro de Responsabilidade Civil, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Vistoria Técnica (VT), Lei Antifumo, Lei Seca, Lei da Meia Entrada.
  • Lei trabalhista: contrato de trabalho, remuneração e jornada.
  • Normas Técnicas: Instalações elétricas de baixa tensão; Acessibilidade a edificações, mobiliários espaços e equipamentos urbanos; Sustentabilidade em eventos; Gestão de Riscos; Meio Ambiente; Boas práticas para serviços de alimentação.
  • Segurança em eventos: categoria de riscos – humanos, técnicos, naturais e biológicos.
  • Segurança no trabalho: equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs).
  • Serviços em eventos: infraestrutura, informática, segurança, estacionamento, transporte, sanitários, entre outros.
  • Serviços: secretaria, recepção, manobrista, segurança e alimentos e bebidas (A&B).
Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços Hoteleiros 3
12 horas de duração
Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros 3
16 horas de duração
Prática Profissional da Aprendizagem em Serviços Hoteleiros
500 horas de duração
  • Acesso ao Curso

- Ensino Fundamental incompleto 6ª ano
- Idade máxima de 24 anos incompleto.
- Idade mínima: 18 anos

  • Acesso ao Curso

- Ensino Fundamental Incompleto
- Idade máxima de 24 anos incompleto.
- Idade mínima: 18 anos

  • Acesso ao Curso

- Ensino Fundamental Incompleto
- Idade mínima: 18 anos

  • Documento Necessário para Matrícula

- Carteira de Trabalho
- Comprovante de Escolaridade - Ensino Fundamental Incompleto
- Comprovante de residência.
- CPF
- RG.

  • Documento Necessário para Matrícula

- Carteira de Trabalho
- Comprovante de residência.
- CPF
- RG.

  • O aprendiz em Serviços Hoteleiros é responsável pelos procedimentos de limpeza, higienização e arrumação de unidades habitacionais pela execução de atividades relacionadas à recepção e ao atendimento aos clientes em meios de hospedagens, pela organização de eventos de pequeno porte e participação no desenvolvimento de eventos de médio e grande porte.
  •  
  • Exerce suas atividades como prestador de serviços ou contratado em meios de hospedagem como hotéis, pousadas, resorts, hostels, entre outros, além de ONGs, instituições públicas, privadas e demais estabelecimentos que promovam eventos corporativos, sociais, esportivos, religiosos, em horários flexíveis. Trabalha em equipe, interagindo com clientes e demais funcionários da empresa.
  •  
  • O profissional qualificado no Programa de Aprendizagem Profissional de Qualificação do Senac, além de ter como Marcas Formativas domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados, destaca-se pela atitude saudável e, principalmente, pelo protagonismo juvenil, social e econômico. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade.
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  • O curso Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Hoteleiros do Senac está amparado pela Lei n.º 10.097/2000 e regulamentado pelo Decreto n.º 9.579/2018 e pela Portaria MTE n.º 723/2012, alterada pela Portaria MTB n.º 634/2018.
  •  
  • O jovem que concluir esse curso estará apto a atuar no mercado de trabalho nas seguintes ocupações: Camareira(o) em Meios de Hospedagem, Recepcionista em Meios de Hospedagem e Organizador de Eventos, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem (Conap).
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  • Esse curso está situado no eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, cuja natureza é “acolher”, e pertence ao segmento Hospedagem.
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  • Competências
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  • Camareira(o) em Meios de Hospedagem
  • - Organizar os processos de trabalho da(o) camareira(o) em meios de hospedagem.
  • - Limpar, higienizar e arrumar as unidades habitacionais do meio de hospedagem.
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  • Recepcionista em Meios de Hospedagem
  • - Recepcionar e atender clientes no meio de hospedagem.
  • - Elaborar, organizar e operacionalizar procedimentos da recepção em meios de hospedagem.
  •  
  • Organizador de Eventos
  • - Planejar eventos de pequeno porte.
  • - Organizar e realizar eventos de pequeno porte.
  • - Avaliar os resultados de eventos de pequeno porte.
  • Unidades

    Centro de Educação Hoteleira II - Casa do Comércio

    Avenida Tancredo Neves - Caminho das Árvores, Salvador - BA 41820021

    (71) 31864000

    veja o mapa

    Núcleo de Educação Profissional - Irecê

    AV SANTOS LOPES - CENTRO, Irecê - BA 44900000

    (71) 32739731

    veja o mapa

    Posto Avançado Ilhéus II

    Rua Henrique Devoto - Centro, Ilhéus - BA 45653570

    (71) 34292300

    veja o mapa

    Centro de Educação Profissional III - Aquidabã

    Largo do Aquidaban - Baixa dos Sapateiros, Salvador - BA 40025380

    (71) 31864000

    veja o mapa

    Centro de Educação Profissional II - Santo Antonio de Jesus

    Rua Roberto Santos - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA 44572060

    (75) 31622750

    veja o mapa

    Centro de Educação Hoteleira II - Pelourinho

    Largo do Pelourinho - Pelourinho, Salvador - BA 40026280

    (71) 33244551

    veja o mapa

    Centro de Educação Profissional Comércio

    Rua Miguel Calmon - Comércio, Salvador - BA 40015010

    (71) 31864000

    veja o mapa

    Posto Avançado de Teixeira de Freitas

    Rua Antônio Chicon Sobrinho - Centro, Teixeira de Freitas - BA 45985202

    (71) 34292300

    veja o mapa

    Núcleo de Educação Profissional - Amargosa

    Praça da bandeira - Centro, Amargosa - BA 45300000

    (71) 32739732

    veja o mapa

    Posto Avançado Paulo Afonso

    Rua José de Alencar - Nossa Senhora de Fátima, Paulo Afonso - BA 48601080

    (75) 34037300

    veja o mapa

    Centro de Educação Profissional III - Casa do Comércio

    Avenida Tancredo Neves - Caminho das Árvores, Salvador - BA 41820021

    (71) 31864000

    veja o mapa

    Posto Avançado Ilhéus

    Praça Cairu - Centro, Ilhéus - BA 45653540

    (77) 34292300

    veja o mapa

    Centro de Educação Profissional III - Lauro de Freitas

    Rua Bispo Renato Conceição da Cunha - Centro, Lauro de Freitas - BA 42703080

    (71) 32833058

    veja o mapa

    Centro de Educação Profissional II - Alagoinhas

    Travessa Manoel Vitorino - Teresópolis, Alagoinhas - BA 48080140

    (75) 34037300

    veja o mapa

    Posto Avançado Jacobina

    R ANTONIO TEIXEIRA SOBRINHO - Estação, Jacobina - BA 44700000

    (75) 36040150

    veja o mapa

    Centro de Educação Profissional III - Porto Seguro

    Rua dos Cacaueiros - Centro, Porto Seguro - BA 45810000

    (73) 31627300

    veja o mapa

    Posto Avançado Juazeiro

    Rua Marechal Floriano Peixoto - Centro, Juazeiro - BA 48904050

    (75) 36040150

    veja o mapa

    Extensão do Centro de Educação Profissional III - Feira de Santana

    Avenida Professor Fernando São Paulo - Ponto Central, Feira de Santana - BA 44075045

    (75) 36033110

    veja o mapa

    Núcleo de Educação Profissional - Barreiras

    Rua Porto Velho - Santo Antônio, Barreiras - BA 47813674

    (77) 36119401

    veja o mapa

    Posto Avançado Santo Amaro

    Av. VIANA BANDEIRA - Centro, Santo Amaro - BA 44200000

    (75) 36040150

    veja o mapa

    Centro de Educação Profissional II - Camaçari

    Rua do Migrante - Centro, Camaçari - BA 42800210

    (71) 34540550

    veja o mapa

    Extensão do Centro de Educação Profissional II - Santo Antônio de Jesus

    Avenida Vereador João Silva - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA 44430072

    (75) 31622750

    veja o mapa

    Centro de Educação Profissional III - Praça da Sé

    Rua da Misericórdia - Centro, Salvador - BA 40020200

    (71) 31864000

    veja o mapa

    Centro de Educação Profissional III - Vitória da Conquista

    Rua Sifredo Pedral Sampaio - Alto Maron, Vitória da Conquista - BA 45005302

    (77) 34292300

    veja o mapa

    Centro de Educação Profissional III - Feira de Santana

    Rua Domingos Barbosa de Araújo - Centro, Feira de Santana - BA 44001216

    (75) 36040150

    veja o mapa

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