Organizar os processos de trabalho da(o) camareira(o) em meios de hospedagem
48 horas de duração
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Apresentação pessoal e postura profissional para camareiras(os).
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Carrinho de serviço: tipos, higienização, abastecimento, itens de reposição, acondicionamento de produtos.
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Equipamentos, utensílios, produtos de limpeza: características, validade, função, quantidade, qualidade e formas de descarte.
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Fundamentos do turismo e hospitalidade: conceitos, abrangência da hospitalidade, diversidade cultural, relações com o outro e o bem receber.
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Meios de Comunicação em Hotelaria: sistemas operacionais, rádio transmissor e telefone: tipos, finalidades e operações.
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Meios de hospedagem: tipologia de empreendimentos hoteleiros, tipos e categoria de UHs e organograma.
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Noções Básicas de Matemática: as quatro operações, porcentagem e conversão de medidas.
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Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização.
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Ponto de apoio: finalidade, estrutura física e itens de reposição.
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Procedimentos de camareira(o) em situações adversas na UH.
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Processos, procedimentos e documentos do setor de governança: tipos e finalidades.
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Riscos relacionados às atividades de camareira(o): químicos e biológicos.
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Segurança no trabalho: normas, tipos de equipamentos de proteção individual (EPIs), ergonomia, riscos físicos na atuação de camareira(o).
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Setor da governança: atribuições de governanta, supervisor(a) de andar e camareira(o).
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Vocabulário técnico: termos técnicos do Turismo e da Hotelaria.
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Limpar, Higienizar e Arrumar Unidades Habitacionais do Meio de Hospedagem
96 horas de duração
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Direitos e deveres do consumidor.
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Equipamentos, utensílios e produtos de limpeza: cuidados no manuseio e aplicações nos diferentes tipos de superfície.
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Ergonomia no espaço de trabalho da(do) camareira(o): postura, movimentos repetitivos e formas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
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Fibras têxteis e os diferentes tipos de enxoval.
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Normas de segurança do trabalho e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): definição, função e formas de utilização de EPIs da(do) camareira(o).
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Princípios de sustentabilidade aplicados ao uso de recursos, descarte do lixo e destinação correta de resíduos em Meios de Hospedagem.
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Procedimentos de check-in e check-out: vistoria de apartamentos, identificação de consumos e possíveis não conformidades, conforme padrão do meio de hospedagem.
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Procedimentos de registros em meios de hospedagem: objetos esquecidos, artigos levados ou danificados pelos hóspedes; serviços de lavanderia e necessidades de reparos.
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Procedimentos de: limpeza, higienização, desinfecção e arrumação de UHs e banheiros.
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Procedimentos para a troca de unidade habitacional: auxílio na mudança e organização de objetos e pertences pessoais dos hóspedes.
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Procedimentos para reposição de itens.
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Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros 1
16 horas de duração
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Recepcionar e atender clientes no meio de hospedagem
72 horas de duração
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Apresentação pessoal e etiqueta para profissionais de Hospitalidade.
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Associações e órgãos reguladores relacionados ao Turismo e Hotelaria.
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Atrativos turísticos da região.
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Cargos e funções no meio de hospedagem.
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Cenário, impactos e tendências do turismo e da hotelaria no Brasil, na região e no município.
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Comunicação verbal, não verbal e eletrônica: elementos da comunicação, coerência, articulação, vícios de linguagem, gírias, entonação, volume e velocidade da fala, postura corporal, gesticulação e redação de mensagens e e-mails.
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Conceitos da hospitalidade.
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Cronologia da hotelaria.
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Direitos e deveres do consumidor.
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Diversidade cultural: hábitos e costumes culturais/religiosos.
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Estrutura e organograma dos meios de hospedagem.
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Expressões idiomáticas básicas em inglês e espanhol para atendimento.
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Infraestrutura de apoio ao Turismo.
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Planejamento de carreira: marketing e apresentação pessoal.
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Políticas de atendimento ao cliente em meios de hospedagem (presencial, por telefone, além do atendimento a pessoas com deficiência).
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Procedimentos, normas e rotinas do meio de hospedagem.
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Produtos e serviços turísticos do meio de hospedagem e da localidade.
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Técnicas de negociação e mediação de conflitos.
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Tipo e perfil do consumidor de meios de hospedagem.
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Tipos e classificação dos meios de hospedagem no Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass).
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Vendas (upselling) e reservas de serviços do meio de hospedagem e/ou do destino turístico.
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Elaborar, organizar e operacionalizar procedimentos da recepção em meios de Hospedagem
72 horas de duração
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Auditoria noturna em meios de hospedagem.
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Departamentos do meio de hospedagem.
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Indicador de desempenho do hotel (taxa de ocupação).
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Leiaute e organização da recepção.
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Normas e procedimentos do meio de hospedagem.
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Políticas de sustentabilidade e responsabilidade social de meios de hospedagem.
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Procedimentos de check-in.
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Procedimentos de check-out.
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Procedimentos de controle da recepção: logbook, boletim de ocorrências, borderô de discrepâncias, controles financeiros.
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Procedimentos de passagem de turno, fechamento de caixa e repasse de informações.
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Procedimentos de recebimento e registro de encomendas e recados.
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Procedimentos de reserva.
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Procedimentos para troca de unidade habitacional.
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Satisfação e fidelização do cliente: estratégias e indicadores.
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Saúde e segurança do trabalho: prevenção de acidentes em meios de hospedagem.
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Serviços da recepção: wake-up call, empréstimo de objetos do hotel, guarda de bagagens, reserva de serviços turísticos ou do meio de hospedagem.
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Sistemas operacionais hoteleiros.
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Tipos de diárias.
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Tipos de relatórios e documentos da recepção.
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Tipos de unidades habitacionais.
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Vocabulário técnico: termos e expressões do Turismo e Hotelaria e alfabeto fonético.
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Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros 2
16 horas de duração
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Planejar eventos
108 horas de duração
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Alimentos e bebidas para eventos: tipos de serviços, cardápios e cálculo de quantidades.
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Cerimonial, protocolo e etiqueta: conceitos, tipos, legislação vigente aplicável à cerimoniais e especificidades.
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Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres.
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Equipes de trabalho: dimensionamento, perfis, responsabilidades e atribuições.
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Etapas de planejamento e organização de eventos: concepção, pré-evento, transevento e pós-evento.
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Eventos: conceitos, classificação e tipologia.
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Eventos: contexto histórico, evolução e perspectivas.
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Ferramentas de planejamento: conceito, funcionalidades e modelos (briefing, estudos de viabilidade, checklist, plano de trabalho, cronograma, matriz de responsabilidades e planta baixa/layout).
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Fornecedores: tipos, critérios de contratação e formas de contrato.
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Orçamento: previsão, pesquisa, negociação, tipos de cálculo, pagamento de fornecedores e equipes de trabalho, tipos de contratos, impostos e taxas.
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Patrocinadores: conceitos e formatos.
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Técnicas de captação, venda e negociação de eventos.
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Executar eventos
60 horas de duração
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Autorizações, alvarás, contratos e licenças: documentos necessários, prazos e requerimentos.
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Avaliação do evento: pesquisa de satisfação, apresentação de resultados e feedbacks para as equipes.
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Checklist, cronograma e ordem de serviços para eventos: função, itens, formato e distribuição para as equipes envolvidas.
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Equipes de trabalho: dimensionamento, contratos, postura profissional, uniformes, horários, responsabilidades e atribuições.
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Legislação para o mercado de eventos: Leis locais, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), Seguro de Responsabilidade Civil, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Vistoria Técnica (VT), Lei Antifumo, Lei Seca, Lei da Meia Entrada.
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Lei trabalhista: contrato de trabalho, remuneração e jornada.
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Normas Técnicas: Instalações elétricas de baixa tensão; Acessibilidade a edificações, mobiliários espaços e equipamentos urbanos; Sustentabilidade em eventos; Gestão de Riscos; Meio Ambiente; Boas práticas para serviços de alimentação.
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Segurança em eventos: categoria de riscos – humanos, técnicos, naturais e biológicos.
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Segurança no trabalho: equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs).
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Serviços em eventos: infraestrutura, informática, segurança, estacionamento, transporte, sanitários, entre outros.
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Serviços: secretaria, recepção, manobrista, segurança e alimentos e bebidas (A&B).
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Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços Hoteleiros 3
12 horas de duração
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Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros 3
16 horas de duração
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Prática Profissional da Aprendizagem em Serviços Hoteleiros
500 horas de duração
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