Desenvolvimento socioemocional
60 horas de duração
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Atitude sustentável: as dimensões da sustentabilidade (social, ambiental, cultural, política e econômica); empresas sustentáveis; consumo consciente e os oito “Rs” da sustentabilidade; conduta ética e cidadania; a ética no século 21; direitos e deveres fundamentais do cidadão; a ética no trabalho; diversidade humana; empatia e valorização da diferença; cidadania digital; reputação digital; responsabilidade no uso e na divulgação de dados e imagens; disseminação de fakenews e legislação sobre a utilização da internet.
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Colaboração: modelo 3C – comunicação, cooperação e coordenação; trabalho coletivo versus trabalho colaborativo; diferença entre grupo e equipe; negociação de conflitos; estratégias de negociação, convívio interpessoal; diversidade humana; valorização de equipes plurais e multiculturais; tomada de decisão compartilhada e busca de consenso; liderança colaborativa; ferramentas colaborativas; inteligência coletiva e colaboração em rede.
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Comunicação: elementos da comunicação; barreiras ou ruídos comunicacionais; tipos, características e funções da linguagem; técnicas de expressão oral; uso da entonação, ritmo, ênfase e pausa na fala; técnicas de expressão corporal; significados dos movimentos, posturas e gestos; expressão facial; estado emocional; influência do contexto; intenções e reações; comunicação no ambiente de trabalho; características da comunicação organizacional; formalidade e informalidade na linguagem verbal e não verbal; escuta ativa; práticas e formas de interação nas plataformas digitais; comunicação e imagem pessoal nas redes sociais.
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Criatividade: características; aplicação no mundo do trabalho; pensamento divergente e convergente; etapas da resolução criativa (imersão, análise, ideação); ferramentas de criatividade (improvisação, fontes e referências para inspiração; mapa mental; brainstorming); relação entre inovação e atitude empreendedora.
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Pensamento crítico: concepção e finalidade; hierarquia das informações; resolução de problemas; etapas de análise de uma situação-problema; causa e consequência; ferramentas para a sistematização de ideias e soluções; análise argumentativa (validade, consistência dos argumentos e falácias); análise crítica das informações (pensamento crítico na era digital; filtragem e checagem de notícias e informações).
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Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, tipos de carreira, autoconhecimento; marketing e apresentação pessoal, capacitação contínua, características do profissional do futuro.
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Bem-estar pessoal e social dos jovens
20 horas de duração
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Autoconhecimento: reconhecimento das características pessoais, suas influências nas ações futuras e identificação das necessidades pessoais.
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Convívio social: percepção de si e do outro
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Drogas: tipos e características, efeitos no organismo e consequência do uso recreativo, do uso abusivo e do tráfico; formas de prevenção.
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Educação sexual: transformações corporais (físicas e biológicas), hormonais e comportamentais na adolescência; diferença entre sexo, identidade de gênero e orientação sexual; equidade de gênero; gravidez na adolescência; assédio sexual; formas de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), SIDA e hepatites virais.
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Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): definição e aspectos da proteção integral à criança e ao adolescente.
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Foco, determinação e automotivação: conceito e aplicabilidade
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Qualidade de vida e segurança: alimentação, padrões de sono saudáveis, atividade física regular, e hábitos de higiene para uma vida saudável, uso correto de medicamentos, relações sociais, atividades de lazer e de cultura; políticas de segurança pública voltadas para adolescentes e jovens.
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Saúde mental: conceito de saúde mental; situações relacionadas aos sofrimentos psíquicos (conflitos familiares, envolvimento precoce com drogas e álcool, exposição à violência, exposição aos estigmas e aos preconceitos, discriminação social e de gênero etc.); sinais e sintomas (automutilação, insônia, ideação suicida, tristeza ou humor deprimido, afastamento de amigos e familiares, queda brusca no desempenho escolar, irritabilidade e agressividade sem causa aparente etc.) e prevenção.
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Recursos tecnológicos no contexto social e do trabalho
24 horas de duração
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Agendas: criação, importação, eventos (criação, configuração e notificação), agendamento de reuniões online, modos de visualização e compartilhamentos.
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Aplicativos de escritório: principais comandos para utilização de editores de texto, planilhas eletrônicas e apresentação de slides.
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E-mail: criação, formatação, assinatura, gerenciamento de contatos e grupos, marcadores (criação e configuração), filtros (criação e configuração), spam, phishing, exclusão e sincronização com agenda.
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Internet: conceito de navegador, tipos, características da web (endereços, domínio, URL), downloads e uploads, plug-ins de navegação, motores de busca, redes sociais, armazenamento em nuvem, boas práticas de comportamento virtual e conceito de LGPD, plataformas de comunicação: tipos, estrutura, ferramentas e configurações.
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Plataformas de comunicação: tipos, estrutura, ferramentas, configurações.
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Segurança: tipos de malwares, antivírus, antispywaree firewall.
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Sistema operacional: área de trabalho, barra de tarefas, menu iniciar, criação e manipulação de arquivos e pastas, ferramentas administrativas, acessórios, painel de controle, área de transferências, atalhos de teclado e boas práticas de digitação.
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Utilitários: players de áudio e vídeo, leitores de PDF e compactadores de arquivos.
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Leitura e compreensão de textos no contexto social e do trabalho
28 horas de duração
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A Era Digital e a Comunicação Escrita: influência da internet na escrita, os novos gêneros digitais, a comunicação específica para cada situação.
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Concordância e coerência textual: características morfológicas de flexão gramatical, tempos verbais, coerência sintática, coerência semântica, coerência temática, concordância verbal.
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Cultura escrita e cidadania: liberdade de expressão, discurso de ódio e redes sociais – responsabilidades e impactos no convívio social; direitos sociais e trabalhistas (definição e impactos na atuação do jovem).
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Estilos de texto: gêneros textuais, imagens e gráficos.
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Estrutura de textos: ideia principal, ideias secundárias, fundamentações e argumentações.
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Leitura crítica: relação entre leitor e texto e entre texto e sociedade por leituras que elucidem a problematização social e o sujeito no mundo do trabalho. Fontes de pesquisa: tipos e acesso, referências, diferença entre citações e plágio.
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Língua escrita e língua falada: vícios de linguagem, abreviações, ambiguidade
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Modalização textual: indicadores de argumentação, intenções, sentimentos e atitudes do locutor com relação a seu discurso expresso no texto.
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Letramento matemático e educação financeira
28 horas de duração
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Controle do orçamento pessoal e familiar: receitas e despesas, objetivos e estratégias de reserva, investimentos e planejamento financeiro e controle de orçamento pessoal.
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Educação financeira: conceito, facilidade de crédito, tomada de decisão de consumo (diferença entre vontade e necessidade).
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Empreendedorismo: definição, o papel do empreendedor, as possibilidades de atuação, oportunidades de negócio.
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Endividamento: definição, impactos, formas de prevenção, negociação de dívidas, Serasa, Serviço de Proteção ao Crédito - SPC e cadastro positivo.
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Geração de trabalho e renda: possibilidades, regulamentações, inserção social, cultural e inclusão no mercado de trabalho decente.
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Juros: definição, aplicação prática, impacto no preço final.
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Operações Básicas: Adição, subtração, multiplicação, divisão, técnicas de divisibilidade, porcentagem, média aritmética, regra de três.
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Ordem de Operações: precedência das operações matemáticas.
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Proteção e defesa do consumidor: principais órgãos (Procon e Tribunal de pequenas causas), direitos básicos do consumidor previstos no Código de Defesa do Consumidor - CDC, canais de relacionamento com as empresas (SAC, redes sociais, sites de avaliação de empresas).
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Tipos de crédito: cartão de crédito, compras a prazo, limite da conta corrente.
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Laboratório juventudes da Aprendizagem de Qualificação Serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas
20 horas de duração
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Executar serviços de limpeza e conservação de áreas públicas
84 horas de duração
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A ação antropogênica: a relação histórica da humanidade com a produção dos seus resíduos (o homem das cavernas / a Revolução Industrial /a explosão demográfica / pegada ecológica).
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A equipe de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas: componentes e atribuições.
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Áreas públicas: definição, tipos, organização do município, plantas nativas.
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Capinação manual e mecanizada: conceito, equipamentos, processo, raspagem de terra e areia, plantas invasoras, organização dos resíduos para coleta.
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Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos Proteção Coletiva (EPCs) pertinentes à varrição de áreas públicas: definição, utilização e manutenção.
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Ergonomia e qualidade de vida: ações que auxiliam na manutenção da saúde física e mental.
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Lei 12.305/2010 PNRS: Art. 3 Inciso X - Gerenciamento de resíduos sólidos; inciso XI - Gestão integrada de resíduos sólidos.
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Limpeza de encostas, talude, canais e praias: conceito, equipamentos, processo e procedimentos.
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Mapas de setores e bairros do município: definição, manuseio e interpretação.
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Normas de segurança aplicadas a varrição de vias públicas: NR1, NR2, NR5, NR6, NR7, NR9, NR11, NR12, NR17, NR21, NR23, NR24, NR26, NR31.
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O papel da empresa de gestão da limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos no município.
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Pintura de passeios, guias e sarjetas: conceito, equipamentos e procedimentos.
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Processo de varrição de vias e áreas públicas: tipos de resíduos (orgânicos, terra, papéis e garrafas, produzidos pela natureza, produzidos pelo homem) forma de varrição, equipamentos de trabalho, eventos não previstos (animais mortos).
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Resíduos sólidos X lixo: Lei 12.305/2010 PNRS - Art. 3 / ABNT NBR 10.004/2004.
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Roçagem manual e mecanizada: conceito, equipamentos, processo, tratorista, organização dos resíduos para coleta.
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Sinalização de vias públicas: procedimentos de interdição e normas pertinentes.
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Executar serviços de coleta em áreas públicas
60 horas de duração
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A política dos 10 Rs da sustentabilidade.
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Áreas de recepção de resíduos no município: conceito, forma de operação, localização.
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Associações, usina de triagem e cooperativas de reciclagem: definição, forma de organização e atuação no município, oportunidade de negócio e empreendedorismo.
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Aterro sanitário: NBR 8419/1992 da ABNT e Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
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Classificação dos resíduos: resíduos sólidos urbanos, resíduos industriais, resíduos de serviços de saúde, resíduos de construção civil, resíduos de serviços de transportes, resíduos de mineração, lixo espacial.
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Coletas: tipos (domiciliar, seletiva e mecanizada), características e procedimentos.
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Composição do sistema de coleta e tratamento de lixo e resíduos sólidos.
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Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos Proteção Coletiva (EPCs) pertinentes à coleta de lixo domiciliar: definição, utilização, manutenção e responsabilidades do empregador x usuário (profissional).
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Equipe de coleta de lixo: motorista e coletores – atribuições, cuidados, forma de comunicação, meio de comunicação.
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Formas de tratamentos dos resíduos e do lixo: incineração, reciclagem, compostagem e biodigestão.
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Lixões, aterros controlados e aterros sanitários: conceituação, impactos ambientais e soluções.
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Logística reversa e responsabilidade compartilhada.
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NBR 10.004, 10.005, 10.006 e 10.007 - Caracterização dos resíduos.
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Processo da coleta: roteirização do caminhão, descida, acompanhamento e subida no caminhão, recolhimento e lançamento do lixo.
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Relação do lixo com o aquecimento global e o efeito estufa.
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Sustentabilidade e responsabilidade ambiental: conceito, atuação do governo e de instituições não governamentais.
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Tempo de decomposição dos resíduos sólidos na natureza.
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Projeto Integrador Trabalhador em serviços de limpeza e conservação de áreas públicas
16 horas de duração
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Qualidade, saúde e segurança em serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas
32 horas de duração
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Absenteísmo: condições de trabalho, equipamento de proteção individual e coletiva, saúde ocupacional, perfil profissiográfico previdenciário (PPP) e diálogo direto de segurança (DDS).
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Biossegurança: conceito, importância, protocolos, implementação.
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Boas práticas individuais e com as relações sociais.
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Certificação ISO e integração com serviços de coleta, limpeza e conservação de áreas públicas.
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Competências das empresas de coleta, limpeza e conservação de áreas públicas; envolvimentos de ações estratégicas de instituições de limpeza urbana: conceito e relevância.
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IDH: conceito, pilares e relação social com a qualidade de vida no trabalho.
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Lei 12.305/2010, Política Nacional de Resíduos Sólidos.
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Lei 13.089/2015, Estatuto da Metrópole.
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Normas, medidas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho (SST) na operacionalização de atividades individuais e coletivas.
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NR 15: conceito e critérios de aplicação, atividades e operações insalubres.
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Origem, significado, panorama e medições de qualidade de vida no trabalho.
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Políticas da qualidade, saúde, segurança em serviços de coleta, limpeza e conservação de áreas públicas.
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Políticas públicas de serviços de coleta, limpeza e conservação, e aspectos de sustentabilidade e coleta seletiva.
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Riscos no ambiente laboral: tipos e agentes.
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Liderança em serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas
28 horas de duração
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A comunicação no processo de liderança: comunicação não agressiva e assertiva.
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Características do perfil do jovem líder: liderança, protagonismo e colaboração.
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CHA: conhecimentos, habilidades e atitudes.
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Desenvolvimento de competências Soft skill e Hard skill.
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Engajamento da equipe para atingir objetivos: organograma e fluxograma de trabalho.
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Estratégias de negociação e administração de conflitos.
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Feedback como ferramenta de desenvolvimento profissional.
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Gerações baby Boomers, X, Y e Z: conceito e características.
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Gestão do Desempenho – O foco no desempenho pessoal e de equipe como rotina do líder.
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Gestão para resultados, definição de metas e planos de ação.
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Inteligência Emocional: conceito e principais habilidades (controle emocional, automotivação, empatia, relação intra e interpessoal).
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Modelos de liderança no processo colaborativo: perfil e postura profissional.
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Motivação de equipe: conceito e a Pirâmide de Maslow.
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Postura e comportamento em ambiente de trabalho.
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Profissional 4.0: características e habilidades necessárias.
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Relações interpessoais no trabalho e conflitos produtivos.
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Técnicas de liderança: tipos e características (iniciativa, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe).
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Prática Profissional da Aprendizagem de Qualificação em Serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas
600 horas de duração
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