Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Coleta de Resíduos, de Limpeza e Conservação de Áreas Públicas

Sobre o curso

Informações

Objetivo geral:

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. 

 

Objetivos específicos:

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
  • Propiciar situações de aprendizagem que fomentem nos alunos atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
  • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
  • Promover uma avaliação processual e formativa com base nos indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.

Desenvolvimento socioemocional
60 horas de duração
  • Atitude sustentável: as dimensões da sustentabilidade (social, ambiental, cultural, política e econômica); empresas sustentáveis; consumo consciente e os oito “Rs” da sustentabilidade; conduta ética e cidadania; a ética no século 21; direitos e deveres fundamentais do cidadão; a ética no trabalho; diversidade humana; empatia e valorização da diferença; cidadania digital; reputação digital; responsabilidade no uso e na divulgação de dados e imagens; disseminação de fakenews e legislação sobre a utilização da internet.
  • Colaboração: modelo 3C – comunicação, cooperação e coordenação; trabalho coletivo versus trabalho colaborativo; diferença entre grupo e equipe; negociação de conflitos; estratégias de negociação, convívio interpessoal; diversidade humana; valorização de equipes plurais e multiculturais; tomada de decisão compartilhada e busca de consenso; liderança colaborativa; ferramentas colaborativas; inteligência coletiva e colaboração em rede.
  • Comunicação: elementos da comunicação; barreiras ou ruídos comunicacionais; tipos, características e funções da linguagem; técnicas de expressão oral; uso da entonação, ritmo, ênfase e pausa na fala; técnicas de expressão corporal; significados dos movimentos, posturas e gestos; expressão facial; estado emocional; influência do contexto; intenções e reações; comunicação no ambiente de trabalho; características da comunicação organizacional; formalidade e informalidade na linguagem verbal e não verbal; escuta ativa; práticas e formas de interação nas plataformas digitais; comunicação e imagem pessoal nas redes sociais.
  • Criatividade: características; aplicação no mundo do trabalho; pensamento divergente e convergente; etapas da resolução criativa (imersão, análise, ideação); ferramentas de criatividade (improvisação, fontes e referências para inspiração; mapa mental; brainstorming); relação entre inovação e atitude empreendedora.
  • Pensamento crítico: concepção e finalidade; hierarquia das informações; resolução de problemas; etapas de análise de uma situação-problema; causa e consequência; ferramentas para a sistematização de ideias e soluções; análise argumentativa (validade, consistência dos argumentos e falácias); análise crítica das informações (pensamento crítico na era digital; filtragem e checagem de notícias e informações).
  • Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, tipos de carreira, autoconhecimento; marketing e apresentação pessoal, capacitação contínua, características do profissional do futuro.
Bem-estar pessoal e social dos jovens
20 horas de duração
  • Autoconhecimento: reconhecimento das características pessoais, suas influências nas ações futuras e identificação das necessidades pessoais.
  • Convívio social: percepção de si e do outro
  • Drogas: tipos e características, efeitos no organismo e consequência do uso recreativo, do uso abusivo e do tráfico; formas de prevenção.
  • Educação sexual: transformações corporais (físicas e biológicas), hormonais e comportamentais na adolescência; diferença entre sexo, identidade de gênero e orientação sexual; equidade de gênero; gravidez na adolescência; assédio sexual; formas de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), SIDA e hepatites virais.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): definição e aspectos da proteção integral à criança e ao adolescente.
  • Foco, determinação e automotivação: conceito e aplicabilidade
  • Qualidade de vida e segurança: alimentação, padrões de sono saudáveis, atividade física regular, e hábitos de higiene para uma vida saudável, uso correto de medicamentos, relações sociais, atividades de lazer e de cultura; políticas de segurança pública voltadas para adolescentes e jovens.
  • Saúde mental: conceito de saúde mental; situações relacionadas aos sofrimentos psíquicos (conflitos familiares, envolvimento precoce com drogas e álcool, exposição à violência, exposição aos estigmas e aos preconceitos, discriminação social e de gênero etc.); sinais e sintomas (automutilação, insônia, ideação suicida, tristeza ou humor deprimido, afastamento de amigos e familiares, queda brusca no desempenho escolar, irritabilidade e agressividade sem causa aparente etc.) e prevenção.
Recursos tecnológicos no contexto social e do trabalho
24 horas de duração
  • Agendas: criação, importação, eventos (criação, configuração e notificação), agendamento de reuniões online, modos de visualização e compartilhamentos.
  • Aplicativos de escritório: principais comandos para utilização de editores de texto, planilhas eletrônicas e apresentação de slides.
  • E-mail: criação, formatação, assinatura, gerenciamento de contatos e grupos, marcadores (criação e configuração), filtros (criação e configuração), spam, phishing, exclusão e sincronização com agenda.
  • Internet: conceito de navegador, tipos, características da web (endereços, domínio, URL), downloads e uploads, plug-ins de navegação, motores de busca, redes sociais, armazenamento em nuvem, boas práticas de comportamento virtual e conceito de LGPD, plataformas de comunicação: tipos, estrutura, ferramentas e configurações.
  • Plataformas de comunicação: tipos, estrutura, ferramentas, configurações.
  • Segurança: tipos de malwares, antivírus, antispywaree firewall.
  • Sistema operacional: área de trabalho, barra de tarefas, menu iniciar, criação e manipulação de arquivos e pastas, ferramentas administrativas, acessórios, painel de controle, área de transferências, atalhos de teclado e boas práticas de digitação.
  • Utilitários: players de áudio e vídeo, leitores de PDF e compactadores de arquivos.
Leitura e compreensão de textos no contexto social e do trabalho
28 horas de duração
  • A Era Digital e a Comunicação Escrita: influência da internet na escrita, os novos gêneros digitais, a comunicação específica para cada situação.
  • Concordância e coerência textual: características morfológicas de flexão gramatical, tempos verbais, coerência sintática, coerência semântica, coerência temática, concordância verbal.
  • Cultura escrita e cidadania: liberdade de expressão, discurso de ódio e redes sociais – responsabilidades e impactos no convívio social; direitos sociais e trabalhistas (definição e impactos na atuação do jovem).
  • Estilos de texto: gêneros textuais, imagens e gráficos.
  • Estrutura de textos: ideia principal, ideias secundárias, fundamentações e argumentações.
  • Leitura crítica: relação entre leitor e texto e entre texto e sociedade por leituras que elucidem a problematização social e o sujeito no mundo do trabalho. Fontes de pesquisa: tipos e acesso, referências, diferença entre citações e plágio.
  • Língua escrita e língua falada: vícios de linguagem, abreviações, ambiguidade
  • Modalização textual: indicadores de argumentação, intenções, sentimentos e atitudes do locutor com relação a seu discurso expresso no texto.
Letramento matemático e educação financeira
28 horas de duração
  • Controle do orçamento pessoal e familiar: receitas e despesas, objetivos e estratégias de reserva, investimentos e planejamento financeiro e controle de orçamento pessoal.
  • Educação financeira: conceito, facilidade de crédito, tomada de decisão de consumo (diferença entre vontade e necessidade).
  • Empreendedorismo: definição, o papel do empreendedor, as possibilidades de atuação, oportunidades de negócio.
  • Endividamento: definição, impactos, formas de prevenção, negociação de dívidas, Serasa, Serviço de Proteção ao Crédito - SPC e cadastro positivo.
  • Geração de trabalho e renda: possibilidades, regulamentações, inserção social, cultural e inclusão no mercado de trabalho decente.
  • Juros: definição, aplicação prática, impacto no preço final.
  • Operações Básicas: Adição, subtração, multiplicação, divisão, técnicas de divisibilidade, porcentagem, média aritmética, regra de três.
  • Ordem de Operações: precedência das operações matemáticas.
  • Proteção e defesa do consumidor: principais órgãos (Procon e Tribunal de pequenas causas), direitos básicos do consumidor previstos no Código de Defesa do Consumidor - CDC, canais de relacionamento com as empresas (SAC, redes sociais, sites de avaliação de empresas).
  • Tipos de crédito: cartão de crédito, compras a prazo, limite da conta corrente.
Laboratório juventudes da Aprendizagem de Qualificação Serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas
20 horas de duração
Executar serviços de limpeza e conservação de áreas públicas
84 horas de duração
  • A ação antropogênica: a relação histórica da humanidade com a produção dos seus resíduos (o homem das cavernas / a Revolução Industrial /a explosão demográfica / pegada ecológica).
  • A equipe de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas: componentes e atribuições.
  • Áreas públicas: definição, tipos, organização do município, plantas nativas.
  • Capinação manual e mecanizada: conceito, equipamentos, processo, raspagem de terra e areia, plantas invasoras, organização dos resíduos para coleta.
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos Proteção Coletiva (EPCs) pertinentes à varrição de áreas públicas: definição, utilização e manutenção.
  • Ergonomia e qualidade de vida: ações que auxiliam na manutenção da saúde física e mental.
  • Lei 12.305/2010 PNRS: Art. 3 Inciso X - Gerenciamento de resíduos sólidos; inciso XI - Gestão integrada de resíduos sólidos.
  • Limpeza de encostas, talude, canais e praias: conceito, equipamentos, processo e procedimentos.
  • Mapas de setores e bairros do município: definição, manuseio e interpretação.
  • Normas de segurança aplicadas a varrição de vias públicas: NR1, NR2, NR5, NR6, NR7, NR9, NR11, NR12, NR17, NR21, NR23, NR24, NR26, NR31.
  • O papel da empresa de gestão da limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos no município.
  • Pintura de passeios, guias e sarjetas: conceito, equipamentos e procedimentos.
  • Processo de varrição de vias e áreas públicas: tipos de resíduos (orgânicos, terra, papéis e garrafas, produzidos pela natureza, produzidos pelo homem) forma de varrição, equipamentos de trabalho, eventos não previstos (animais mortos).
  • Resíduos sólidos X lixo: Lei 12.305/2010 PNRS - Art. 3 / ABNT NBR 10.004/2004.
  • Roçagem manual e mecanizada: conceito, equipamentos, processo, tratorista, organização dos resíduos para coleta.
  • Sinalização de vias públicas: procedimentos de interdição e normas pertinentes.
Executar serviços de coleta em áreas públicas
60 horas de duração
  • A política dos 10 Rs da sustentabilidade.
  • Áreas de recepção de resíduos no município: conceito, forma de operação, localização.
  • Associações, usina de triagem e cooperativas de reciclagem: definição, forma de organização e atuação no município, oportunidade de negócio e empreendedorismo.
  • Aterro sanitário: NBR 8419/1992 da ABNT e Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
  • Classificação dos resíduos: resíduos sólidos urbanos, resíduos industriais, resíduos de serviços de saúde, resíduos de construção civil, resíduos de serviços de transportes, resíduos de mineração, lixo espacial.
  • Coletas: tipos (domiciliar, seletiva e mecanizada), características e procedimentos.
  • Composição do sistema de coleta e tratamento de lixo e resíduos sólidos.
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos Proteção Coletiva (EPCs) pertinentes à coleta de lixo domiciliar: definição, utilização, manutenção e responsabilidades do empregador x usuário (profissional).
  • Equipe de coleta de lixo: motorista e coletores – atribuições, cuidados, forma de comunicação, meio de comunicação.
  • Formas de tratamentos dos resíduos e do lixo: incineração, reciclagem, compostagem e biodigestão.
  • Lixões, aterros controlados e aterros sanitários: conceituação, impactos ambientais e soluções.
  • Logística reversa e responsabilidade compartilhada.
  • NBR 10.004, 10.005, 10.006 e 10.007 - Caracterização dos resíduos.
  • Processo da coleta: roteirização do caminhão, descida, acompanhamento e subida no caminhão, recolhimento e lançamento do lixo.
  • Relação do lixo com o aquecimento global e o efeito estufa.
  • Sustentabilidade e responsabilidade ambiental: conceito, atuação do governo e de instituições não governamentais.
  • Tempo de decomposição dos resíduos sólidos na natureza.
Projeto Integrador Trabalhador em serviços de limpeza e conservação de áreas públicas
16 horas de duração
Qualidade, saúde e segurança em serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas
32 horas de duração
  • Absenteísmo: condições de trabalho, equipamento de proteção individual e coletiva, saúde ocupacional, perfil profissiográfico previdenciário (PPP) e diálogo direto de segurança (DDS).
  • Biossegurança: conceito, importância, protocolos, implementação.
  • Boas práticas individuais e com as relações sociais.
  • Certificação ISO e integração com serviços de coleta, limpeza e conservação de áreas públicas.
  • Competências das empresas de coleta, limpeza e conservação de áreas públicas; envolvimentos de ações estratégicas de instituições de limpeza urbana: conceito e relevância.
  • IDH: conceito, pilares e relação social com a qualidade de vida no trabalho.
  • Lei 12.305/2010, Política Nacional de Resíduos Sólidos.
  • Lei 13.089/2015, Estatuto da Metrópole.
  • Normas, medidas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho (SST) na operacionalização de atividades individuais e coletivas.
  • NR 15: conceito e critérios de aplicação, atividades e operações insalubres.
  • Origem, significado, panorama e medições de qualidade de vida no trabalho.
  • Políticas da qualidade, saúde, segurança em serviços de coleta, limpeza e conservação de áreas públicas.
  • Políticas públicas de serviços de coleta, limpeza e conservação, e aspectos de sustentabilidade e coleta seletiva.
  • Riscos no ambiente laboral: tipos e agentes.
Liderança em serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas
28 horas de duração
  • A comunicação no processo de liderança: comunicação não agressiva e assertiva.
  • Características do perfil do jovem líder: liderança, protagonismo e colaboração.
  • CHA: conhecimentos, habilidades e atitudes.
  • Desenvolvimento de competências Soft skill e Hard skill.
  • Engajamento da equipe para atingir objetivos: organograma e fluxograma de trabalho.
  • Estratégias de negociação e administração de conflitos.
  • Feedback como ferramenta de desenvolvimento profissional.
  • Gerações baby Boomers, X, Y e Z: conceito e características.
  • Gestão do Desempenho – O foco no desempenho pessoal e de equipe como rotina do líder.
  • Gestão para resultados, definição de metas e planos de ação.
  • Inteligência Emocional: conceito e principais habilidades (controle emocional, automotivação, empatia, relação intra e interpessoal).
  • Modelos de liderança no processo colaborativo: perfil e postura profissional.
  • Motivação de equipe: conceito e a Pirâmide de Maslow.
  • Postura e comportamento em ambiente de trabalho.
  • Profissional 4.0: características e habilidades necessárias.
  • Relações interpessoais no trabalho e conflitos produtivos.
  • Técnicas de liderança: tipos e características (iniciativa, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe).
Prática Profissional da Aprendizagem de Qualificação em Serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas
600 horas de duração
  • Acesso ao Curso

- Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) incompleto.
- Idade máxima de 24 anos incompleto.
- Idade mínima: 18 anos

  • Documento Necessário para Matrícula

- Carteira de Trabalho
- Comprovante de Escolaridade - Ensino Fundamental Incompleto
- Comprovante de residência.
- CPF
- RG.

  • O Aprendiz em Serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas, é qualificado para executar atividades de coleta de resíduos domiciliares e resíduos coletados nos serviços de limpeza e conservação de áreas públicas, acondicionando-os para posterior coleta e encaminhamento para o aterro sanitário, bem como executar atividades de varrição e serviços correlatos de ruas, vias e logradouros públicos.
  • Este profissional atua em equipes de trabalho de empresas responsáveis pela limpeza, preservação, conservação urbana, bem como manejo, encaminhamento e tratamento de resíduos sólidos e lixo recolhidos, zelando pela sua segurança das pessoas, sinalizando e isolando áreas de risco e de trabalho.  
  • Destes processos, destacamos as ações referente à qualidade, saúde e segurança, bem como aquelas relacionadas à liderança. Compreende aspectos relativos ao bem-estar pessoal e social, recursos tecnológicos, leitura e interpretação de textos e educação financeira voltados à juventude, além de apresentar desenvolvimento socioemocional para atuação social e no mercado de trabalho.
  • O aprendiz qualificado pelo Senac, além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados, destaca-se pela atitude saudável e principalmente pelo protagonismo juvenil, social e econômico, que são marcas do Programa de Aprendizagem. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
  • O curso Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 9.579/2018, e pela Portaria MTP 671/2021, destina-se a jovens maiores de dezoito anos e menores de vinte e quatro anos. No caso de pessoas com deficiência, o limite de idade não se aplica.
  • O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho na seguinte ocupação: Trabalhador em serviços de limpeza e conservação de áreas públicas – CONAP. Seguem as competências que compõem o perfil do aprendiz em serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas: 
    • Executar serviços de limpeza e conservação de áreas públicas.
    • Executar serviços de coleta em áreas públicas.
  • Além disso, o Programa abrange os seguintes aspectos relativos à vida social e profissional:
    • Desenvolvimento Socioemocional.
    • Bem-estar pessoal e social dos jovens.
    • Recursos tecnológicos no contexto social e do trabalho.
    • Leitura e compreensão de textos no contexto social e do trabalho.
    • Letramento matemático e educação financeira.
    • Qualidade, Saúde e Segurança em serviços de coleta, limpeza e conservação de áreas públicas.
    • Liderança em serviços de coleta, limpeza e conservação de áreas públicas.

    Unidades

    Centro de Educação Profissional III - Porto Seguro

    Rua dos Cacaueiros - Centro, Porto Seguro - BA 45810000

    (73) 31627300

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    Centro de Educação Profissional II - Camaçari

    Rua do Migrante - Centro, Camaçari - BA 42800210

    (71) 34540550

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    Centro de Educação Profissional III - Praça da Sé

    Rua da Misericórdia - Centro, Salvador - BA 40020200

    (71) 31864000

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    Centro de Educação Profissional III - Aquidabã

    Largo do Aquidaban - Baixa dos Sapateiros, Salvador - BA 40025380

    (71) 31864000

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    Posto Avançado Juazeiro

    Rua Marechal Floriano Peixoto - Centro, Juazeiro - BA 48904050

    (75) 36040150

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    Centro de Educação Profissional III - Feira de Santana

    Rua Domingos Barbosa de Araújo - Centro, Feira de Santana - BA 44001216

    (75) 36040150

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    Núcleo de Educação Profissional - Amargosa

    Praça da bandeira - Centro, Amargosa - BA 45300000

    (71) 32739732

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    Posto Avançado Jacobina

    R ANTONIO TEIXEIRA SOBRINHO - Estação, Jacobina - BA 44700000

    (75) 36040150

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    Núcleo de Educação Profissional - Barreiras

    Rua Porto Velho - Santo Antônio, Barreiras - BA 47813674

    (77) 36119401

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    Extensão do Centro de Educação Profissional II - Santo Antônio de Jesus

    Avenida Vereador João Silva - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA 44430072

    (75) 31622750

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    Posto Avançado Ilhéus II

    Rua Henrique Devoto - Centro, Ilhéus - BA 45653570

    (71) 34292300

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    Centro de Educação Profissional III - Vitória da Conquista

    Rua Sifredo Pedral Sampaio - Alto Maron, Vitória da Conquista - BA 45005302

    (77) 34292300

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    Posto Avançado Paulo Afonso

    Rua José de Alencar - Nossa Senhora de Fátima, Paulo Afonso - BA 48601080

    (75) 34037300

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    Posto Avançado de Teixeira de Freitas

    Rua Antônio Chicon Sobrinho - Centro, Teixeira de Freitas - BA 45985202

    (71) 34292300

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    Núcleo de Educação Profissional - Irecê

    AV SANTOS LOPES - CENTRO, Irecê - BA 44900000

    (71) 32739731

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    Centro de Educação Hoteleira II - Casa do Comércio

    Avenida Tancredo Neves - Caminho das Árvores, Salvador - BA 41820021

    (71) 31864000

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    Posto Avançado Santo Amaro

    Av. VIANA BANDEIRA - Centro, Santo Amaro - BA 44200000

    (75) 36040150

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    Centro de Educação Hoteleira II - Pelourinho

    Largo do Pelourinho - Pelourinho, Salvador - BA 40026280

    (71) 33244551

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    Centro de Educação Profissional III - Lauro de Freitas

    Rua Bispo Renato Conceição da Cunha - Centro, Lauro de Freitas - BA 42703080

    (71) 32833058

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    Centro de Educação Profissional III - Casa do Comércio

    Avenida Tancredo Neves - Caminho das Árvores, Salvador - BA 41820021

    (71) 31864000

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    Centro de Educação Profissional II - Alagoinhas

    Travessa Manoel Vitorino - Teresópolis, Alagoinhas - BA 48080140

    (75) 34037300

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    Centro de Educação Profissional Comércio

    Rua Miguel Calmon - Comércio, Salvador - BA 40015010

    (71) 31864000

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    Posto Avançado Ilhéus

    Praça Cairu - Centro, Ilhéus - BA 45653540

    (77) 34292300

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    Centro de Educação Profissional II - Santo Antonio de Jesus

    Rua Roberto Santos - Centro, Santo Antônio de Jesus - BA 44572060

    (75) 31622750

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    Extensão do Centro de Educação Profissional III - Feira de Santana

    Avenida Professor Fernando São Paulo - Ponto Central, Feira de Santana - BA 44075045

    (75) 36033110

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